/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Sete sabedorias do Chaves que formaram nosso caráter

Por Redação com Pop 29/11/2014 13h01
Foto: Divulgação
Ontem nos despedimos não só de um grande ator, dramaturgo, roteirista, desenhista, colunista de futebol e que se preparava para dar aulas de etcétera, Roberto Gómez Bolaños era também um filósofo não assumido e ajudou a formar o caráter de boa parte das crianças que viveram na década de 80 e 90.

Além de influenciar milhões de jovens com seus bordões, incentivar a compra desenfreada por artigos capitalistas (como um incrível óculos canudo) e espalhar verdadeiras lendas urbanas como o tal episódio no qual o barril do Chaves era uma mansão, Bolaños escreveu algumas frases que serviram para nortear toda uma juventude. Pode ter certeza, você segue essas sabedorias e é um Chavista!

1. “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.”

Frase usada em nove entre dez ocasiões que envolvam jovens relembrando grandes momentos do seriado infantil mexicano. Tal sabedoria foi ensinada a Chaves pelo icônico Seu Madruga, ser de luz que surgiu para nos preparar para essa difícil vida nas Redes Sociais. Ao invés de postar uma fotinho numa festa no Instagram para se vingar daquele seu ex maldito, que tal lembrar que você apenas consome a si próprio com esse ato mesquinho?

2. “Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar.”

Outra frase clássica de Seu Madruga, que adiantou a dificuldade que os jovens encontrariam em seus empregos desgastantes e mal-remunerados. Madruguinha (somos íntimos, ok?) era um bon-vivant da classe C e, muito antes da ascensão pelo Bolsa Família, conseguia se manter vivo através de trambiques e dos mais diversos bicos.

3. “Eu amo, tu amas, Seu Madruga ama, nós dois nos amamos…”

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Dessa vez, tal sabedoria escrita por Bolaños foi para o discurso de dona Clotilde na abertura do Festival da Boa Vizinhança. Além de criar um espetáculo memorável de debute sem precisar contratar cantores americanos superestimados e a Claudia Leitte, a senhorita Clotilde conseguiu passar para os jovens espectadores de “Chaves” que o amor tem grande chance de ser uma cilada e você nem sempre será correspondido.

4. “Era melhor ter ido ver o filme do Pelé!”

Chaves foi convidado para ir ao cinema com a Dona Florinda e foi obrigado a ver um filme que não estava interessado, preferia ver o filme do Pelé. Na vida, caro órfão de chapéu hipster, nem sempre podemos ter o que queremos. Geralmente a escolha está na mão daquelas pessoas que detém o poder (como a Florinda, que detém o poder monetário e o poder da bofetada mesmo), mas lembre-se que sempre nos é dado o direito de reclamar.

5. “O suco de limão que parece de tamarindo mas tem sabor do groselha.”

Quem aí não conhece uma pessoa falsa, que parece uma coisa e na verdade é outra completamente diferente? Enquanto as gerações passadas sofriam com esse tipo de gentalha, os espectadores de “Chaves” estavam anestesiados desse mal porque desde crianças fomos expostos a sucos que tinham um sabor, pareciam outro e traziam um gosto de algo completamente oposto.

6. “As pessoas boas devem amar seus inimigos.”

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Muito antes de Valesca Popozuda surgir num clipe anormalmente longo ao lado de um tigre e um corvo, Chaves já te ensinava há muito tempo como devemos tratar as pessoas que não gostamos e/ou que nos detestam. Essa frase nada mais é que uma versão preliminar do clássico da pensadora contemporânea “desejo a todas inimigas vida longa pra que elas vejam a cada dia mais nossa vitória”.

7. “Prefiro morrer do que perder a vida!”

A frase surgiu como uma brincadeira do Chaves durante o episódio de Independência. O que parece ser uma confusão do garoto, na verdade tem um ponto filosófico bem grande. Perder a vida pode significar não fazer nada de útil com sua existência, o equivalente a gastar o tempo a toa. Nesse caso, o jovem na tenra idade já sabe que é melhor morrer a não ter uma função nesse mundo.

Pois é, Roberto, sua função aqui foi cumprida já e com certeza você não passou sua vida a toa. Somos todos pessoas melhores graças aos seus personagens.