/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Secretaria de Estado da Saúde realiza ação para prevenção contra a Aids

Por Redação com Assessoria 29/11/2014 17h05
Foto: Carlos Cleto
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou na sexta-feira (28) e continua neste fim de semana e nesta segunda-feira (1) uma ação da campanha de combate à Aids. A iniciativa faz parte da Semana de Luta contra a Aids, que acontece em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a doença, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 1º de dezembro. A campanha conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde para sua execução.

Durante a ação, técnicas e gestoras da Sesau acompanharam a distribuição de panfletos informativos e camisinhas no bairro de Ponta Verde. De acordo com a gerente estadual de agravos crônicos, Mona Lisa dos Santos, a campanha pretende aumentar a conscientização da população sobre as formas de contágio e prevenção da doença.

“A Aids é contraída através de relações sexuais sem proteção de camisinha, compartilhamento de seringas contaminadas e de mãe para filho, durante a gravidez, parto ou amamentação. As pessoas devem lembrar de se proteger, evitando o comportamento de risco”, explicou Mona Lisa.

A gerente ressaltou também que a Aids não pode ser transmitida através do suor, uso de sabonetes e toalhas, talheres, piscina e doação de sangue. “O preconceito e a discriminação ainda são uma realidade enfrentada pelos portadores do vírus HIV e deve ser combatido com informação, evitando que a ignorância leve a segregação social dos pacientes”, reforçou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Já a técnica do setor de agravos crônicos, Simoni Mazoni, relatou que também serão distribuídas camisinhas entre os frequentadores dos bares da região do Stela Maris. Simoni alertou que o comportamento responsável é a principal arma contra a avanço da Aids. “Todas as pessoas devem se proteger, independentemente de sua orientação sexual, religião e classe social”, destacou.

Programação

As ações de conscientização foram iniciadas na quinta-feira (27), com o lançamento de uma campanha publicitária para a população quanto ao vírus HIV e evidencia que é possível conviver com a doença, menos com o preconceito. A campanha continua neste sábado (29), com a distribuição de dois mil preservativos nos semáforos localizados em frente ao Germano Móveis, K2 Academia e Casa da Indústria.

Ainda no sábado, na Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Levada, em Maceió, será montado um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), organizado pela Pastoral da Aids. Já na segunda (1º), será distribuído material educativo em frente à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Centro Universitário Cesmac, Centro Universitário Tiradentes, Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) e Faculdade Raimundo Marinho (FRM).

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
No domingo (30) e na segunda (1º), das 16h às 18h, um grupo cultural e o Camisildo – personagem símbolo da campanha – irão percorrer os bares e restaurantes da Orla de Maceió, onde será distribuído material educativo e preservativos.

A campanha chega também ao interior do estado. O município de Campo Alegre recebe, na segunda-feira (1º), aconselhamento sobre a importância do diagnóstico precoce nas igrejas evangélicas e católicas, além de testagem rápida de sífilis e HIV. Em Palmeira dos Índios haverá teste rápido em pontos estratégicos do município e distribuição de material educativo, já em União dos Palmares serão realizadas ações educativas e a testagem rápida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Em Marechal Deodoro será realizado teste rápido na Orla Lagunar e nas UBSs, além de atividades de prevenção nas escolas. Em Matriz do Camaragibe serão realizadas atividades de promoção e prevenção nas UBS e Escolas municipais em parceria com o Núcleo de Promoção da Saúde (PSE). Em Penedo, a população poderá realizar teste rápido no Teatro Municipal e nas UBS e, em Arapiraca, serão promovidas ações de prevenção nos hospitais e maternidades, distribuídos kits com material educativo nas UBSs e implantado teste rápido de HIV e sífilis em quatro Unidades de Saúde da Família.