/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Renan Filho vai a reunião dos governadores do Nordeste na Paraiba

Por Cada Minuto 09/12/2014 10h10
Foto: Divulgação
Sob o pretexto de discutir temas voltados para o desenvolvimento regional, governadores eleitos do Nordeste têm encontro agendado, hoje, em João Pessoa. Embora evitem assumir que a volta da CPMF seja a pauta central, na verdade este será o tema predominante.

O governador eleito Renan Filho(PMDB) se manifestou contrário, à discussão da volta da CPMF na pauta oficial do encontro hoje em João Pessoa. Para o peemedebista, a sociedade não tolera mais impostos e o mais urgente para o Nordeste, neste momento, seria a retomada de obras de infraestrutura.

Uma das bandeiras de tema do depuutado federal Renan Filho na Paraiba é a guerra tributária na pauta de reivindicações. Segundo ele, a guerra fiscal deve terminar em breve e os estados menopres terão a chance de compensar as perdas de ICMS com a criação de um fundo monetário. Para ele, esse encontro na Paraiba é de extrema importância para alinhamos o discurso e criarmos uma pauta unificada para os estados do Nordeste.

O governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT), fala em articulação de mecanismos para fortalecer o caixa no que diz respeito às despesas com saúde. É dele, originalmente, a ideia dos governadores lutarem pela ressurreição da CMPF como forma de reforçar o financiamento nesse setor.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
“No Ceará, 92% das pessoas utilizam a saúde pública e o custeio é muito alto. Sabemos que houve uma perda gigantesca com o término da CPMF, que na época era em torno de R$ 40 bilhões por ano”, disse.

Camilo defende, no entanto, que a nova forma de financiamento tenha regras diferenciadas do antigo imposto. “A CPMF foi desvirtuada porque os recursos foram usados para outros fins, o que seria proibido com essas novas regras”, citou.

Outros dois itens devem ser incluídos no projeto, que está sendo preparado por Camilo e sua equipe técnica: a contribuição deverá ser para aqueles que realizam grandes movimentações financeiras, isentando quem tem menos condições; e a definição clara de qual será o percentual para União, estados e municípios.

Segundo Camilo, a apresentação da proposta aos governadores do Nordeste deve abrir a discussão sobre o assunto em Brasília. “Vamos levar uma proposta bem consistente aos demais governadores da região para que a gente possa abrir essa discussão ainda este ano no Congresso Nacional”, afirmou.

Mas será que a população aguenta mais carga tributária? Outros governadores discordam. Acham que não é o momento mais adequado para se rediscutir a medida, mesmo sob o pretexto de gerar caixa para a saúde.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
O governador do Piauí, Wellington Dias(PT), disse, ontem, que a ressurreição da CPMF deveria ser incluída em um fórum mais adequado. “Acho que neste encontro nós deveríamos priorizar os assuntos mais urgentes do Nordeste, principalmente relacionados à sua infraestrutura”, afirmou Dias.

Marinheiro de primeira viagem

À exceção de Wellington Dias (PI), Jackson Barreto (SE) e Ricardo Coutinho (PB), todos os outros governadores do Nordeste que vão se reunir hoje em João Pessoa (PB) são marinheiros de 1ª viagem: Paulo Câmara (PE), Flávio Dino (MA), Camilo Santana (CE), Robinson Faria (RN), Renan Filho (AL) e Rui Costa (BA). A reunião começa às 9h no Centro de Convenções.

Por ser filho do presidente do Senado, Renan Calheiros , o deputado federal Renan Filho será um dos mais assediados pela imprensa paraibana. Mas haverá interesse pelas opiniões de Flávio Dino (1º governador eleito pelo PCdoB), Camilo Santana (revelado pelos irmãos Ferreira Gomes), Rui Costa (jovem líder do PT baiano)e Robinson Faria (que bateu Hen rique Alves).

Foi divulgada nesta segunda-feira (8) a programação do encontro dos governadores eleitos e reeleitos do Nordeste que ocorrerá amanhã (9) no Centro de Convenções de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
A reunião, que terá início, às 9h, tem por finalidade discutir os principais problemas da região. O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), confirmou sua presença neste evento.

A primeira parte do encontro será aberta apenas à imprensa e às autoridades interessadas na explanação dos governadores.

Após o almoço, o evento é restrito aos governadores e assessores diretos. O encontro será encerrado às 16h com a divulgação da “Carta dos Governadores”.

O Encontro dos Governadores Eleitos do Nordeste está sendo organizado pela Secretaria de Comunicação Institucional, Cerimonial do Governo da Paraíba, Casa Militar e Secretarias do Governo, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Segurança Pública e Defesa Social. 



 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.