/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Figueirense fará maior viagem da 1ª fase podendo ter clássico na sequência

Por Redação com Gazeta Esportiva 17/12/2014 12h12
Identificado com o grupo, Argel recusou outras propostas para seguir no comando do Figueirense em 20 - Foto: Divulgação/Figueirense F.C.
O sorteio das primeiras três fases da Copa do Brasil, na última terça-feira, estipulou os confrontos de mata-mata que precedem as oitavas de final da competição, e atribuiu ao Figueirense o maior deslocamento dentre todos os 80 clubes envolvidos na disputa. A equipe comandada por Argel Fucks irá ao Amazonas para duelar contra o Princesa de Solimões-AM, percorrendo mais de quatro mil quilômetros desde Florianópolis, capital de Santa Catarina. Além dos oito mil quilômetros de deslocamento, considerando ida e volta, o alvinegro catarinense tem chance de protagonizar um clássico regional já na segunda rodada do torneio nacional.

Depois de atravessar dificuldades no Brasileirão 2014, figurando próximo à zona de rebaixamento em diversas oportunidades, o Figueirense reencontrou o bom futebol a partir da chegada de Argel Fucks. Porém, a tarefa para deixar a equipe na 13ª posição ao final da competição não foi nada fácil. Logo em seu jogo de estreia, Argel comandou o Figueirense frente ao Cruzeiro, em Minas Gerais, e amargou goleada por 5 a 0. Na sequência, o comandante conseguiu uma série de oito jogos de invencibilidade, quebrada somente no início do segundo turno.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Especulado em outros times do futebol brasileiro, como no Botafogo, que apostava na figura do técnico para comandar a reformulação alvinegra no ano em que o Glorioso disputará a Série B pela segunda vez na história, Argel optou por permanecer em Florianópolis por já compartilhar um projeto com a diretoria e conhecer o grupo de jogadores, complementado com contratações pontuais indicadas pelo próprio Argel durante a temporada, como o caso do atacante Marcão.

Itinerário desgastante

Integrante do ‘Lado Verde’ do sorteio da Copa do Brasil, o Figueirense está na chave 2 ao lado de Princesa dos Solimões-AM, Avaí-SC, Operário-MT, Botafogo-RJ, Botafogo-PB, Capivariano-SC e Caxias-RS. Dentre as viagens de todos os 80 clubes, o alvinegro catarinense é aquele que terá maior deslocamento, viajando por 4.430 km até Manaus (AM) para enfrentar uma das únicas equipes locais, que rivaliza com o Nacional-AM.

O Grêmio, outra equipe do Sul do País, também terá de planejar bem a logística para percorrer os 3.818 km que separam Porto Alegre (RS) de Campina Grande (PB) e enfrentar o modesto Campinense-PB, que disputou a Série D do Brasileiro em 2014, mas foi campeão da Copa do Nordeste em 2013.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Como se não bastasse os mais de oito mil quilômetros, considerando ida e volta, que serão percorridos na primeira fase, o Figueirense pode ter um deslocamento ínfimo na fase posterior por ter a chance de protagonizar um clássico regional contra o Avaí já na segunda fase da Copa do Brasil de 2015. Caso o Leão passe pelo Operário-MT, e o Figueirense despache a equipe amazonense, o clássico catarinense constituirá um dos jogos da segunda fase, que vai definir o enfrentamento final da chave – e o classificado às oitavas de final, posteriormente.

Lado a lado

O confronto que exigirá o menor deslocamento nesta primeira fase será, possivelmente, o de maior rivalidade, por envolver duas equipes regionais. América-RN e Globo-RN medem forças para tentar chegar à segunda fase da competição, onde enfrentarão o vencedor de Caxias-RS e Capivariano-SP, e atestar, de certa forma, qual equipe detém a soberania potiguar.

Se o final da temporada não foi nada boa para o América-RN, já que decretou o rebaixamento do alvirrubro à Série C do Brasileiro, o ano de 2014 fica marcado positivamente por conta, justamente, da Copa do Brasil. Foi disputando o torneio nacional que os potiguares surpreenderam, estampando as capas dos jornais esportivos ao redor do País, ao superarem o Fluminense em pleno Maracanã com direito à goleada por 5 a 2, após terem perdido o primeiro jogo por 3 a 0, alcançando assim vaga inédita nas quartas de final da competição.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
Antes da Copa do Brasil, competição que deve ter início a partir de 4 de março, América-RN e Globo-RN farão uma prévia do confronto pelo Campeonato Potiguar, em jogo marcado para o dia 8 de fevereiro de 2015. Pautado pelo retrospecto recente, o Mecão está com a motivação em alta, por conta da campanha histórica na última edição da Copa do Brasil, e por ser o atual campeão potiguar, tendo a missão de defender o título estadual em 2015. 


 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.