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Unidade gestora da UPA de Palmeira emite nota de esclarecimento
O Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas), unidade gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, emitiu nesta terça-feira (6) uma nota de esclarecimento acerca das denúncias feitas pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) de que os funcionários não estariam utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) para o atendimento dos pacientes. O Sateal também divulgou que um acordo coletivo não foi cumprido.
Confira a nota na íntegra:
"Nota de Esclarecimento
Em razão das notícias que denunciam supostas irregularidades na Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios, o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS) – entidade gestora da instituição, esclarece que:
- Representantes do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) visitaram a UPA de Palmeira dos Índios no dia 30 de dezembro de 2014, quando, acompanhados por uma técnica de segurança do trabalho, inspecionaram todos os setores da unidade;
- Na ocasião, apresentamos todas as fichas comprobatórias da entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos colaboradores. Ressaltamos, ainda, que durante o processo de capacitação, fornecemos orientações quanto à importância do uso correto dos materiais e a respeito das normas de biossegurança, como forma de garantir a segurança na realização dos procedimentos.
Confira a nota na íntegra:
"Nota de Esclarecimento
Em razão das notícias que denunciam supostas irregularidades na Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios, o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS) – entidade gestora da instituição, esclarece que:
- Representantes do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) visitaram a UPA de Palmeira dos Índios no dia 30 de dezembro de 2014, quando, acompanhados por uma técnica de segurança do trabalho, inspecionaram todos os setores da unidade;
- Na ocasião, apresentamos todas as fichas comprobatórias da entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos colaboradores. Ressaltamos, ainda, que durante o processo de capacitação, fornecemos orientações quanto à importância do uso correto dos materiais e a respeito das normas de biossegurança, como forma de garantir a segurança na realização dos procedimentos.
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- Em relação ao acondicionamento dos resíduos hospitalares, informamos que o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde foi elaborado com base legal e que a imagem apresentada, obtida de forma ilícita, demonstra apenas o local onde os carrinhos de coleta interna são guardados após serem esvaziados e limpos, além dos equipamentos (esfigmomanômetro) que aguardavam transporte para manutenção. Também lembramos que a unidade possui depósito específico para resíduos hospitalares, cujo descarte é efetuado corretamente em bombonas com tampa, e transportados e tratados por uma empresa especializada na área;
- No que se refere à circulação dos colaboradores, esclarecemos que a equipe técnica trabalha em escalas diárias de plantão, com dimensionamento adequado para os setores, conforme acordo firmado durante a convenção coletiva, na sequência manhã, tarde, noite, descanso e folga, o que totaliza uma carga horária de 144 horas mensais, permitida por lei. Mas em momentos de urgência ou emergência, pode ocorrer a necessidade de locomoção dos profissionais em outros departamentos. Entretanto, não há riscos de transmissão de doenças contagiosas, pois os pacientes com esse perfil são mantidos em quartos individuais;
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- Informamos ainda que no dia da visita dos representantes do Sateal, disponibilizamos a escala de trabalho dos técnicos de enfermagem, as fichas comprobatórias de entrega dos EPIs e uniformes, o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), assim como as certidões, alvarás e licenças;
- Por fim, ressalvamos nossa relação de cordialidade com o sindicato e demais órgãos fiscalizadores, os quais entendemos ser instituições indispensáveis para a melhoria continua dos serviços de saúde de nossa região. Ao mesmo tempo, estamos comprometidos a corrigir toda e qualquer irregularidade que possa surgir, de forma a garantir a segurança e a qualidade do ambiente da UPA e a vida de nossos funcionários, pacientes e visitantes.
Coordenação Geral
INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ASSISTÊNCIA E SAÚDE (IPAS)"
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