/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Mais de 12 mil atendimentos no HGE em 2014 foram a vítimas de trânsito

Por Redação com G1 Alagoas 22/01/2015 12h12
Foto: Divulgação
Mais de 12 mil vítimas de acidentes de trânsito deram entrada no Hospital Geral do Estado (HGE) em 2014, em Maceió. O número é referente aos dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same) da unidade, que aponta os acidentes de motocicletas entre os de maior incidência em Alagoas, com 4.957 pacientes atendidos.

De acordo com o médico-cirurgião do HGE, Amauri Clemente, o grande quantitativo de acidentes com motocicletas se deve ao fato de a frota de motocicletas ter ficado oito vezes maior na última década. “Se há aumento na frota de moto, aumenta também o número de acidentes”, alertou ele.

Outros fatores também contribuem para esses acidentes, como a imprudência, a ingestão de bebidas alcoólicas, o tipo de veículo e o clima. “Na maioria dos casos, os acidentes são leves, mas quando acontece um acidente grave, o paciente pode passar um tempo afastado de suas atividades”, esclareceu Clemente.

A faixa etária entre 15 e 24 anos concentra o maior número de atendimentos de acidentados no trânsito. Este é o caso de Claudivan da Silva, borracheiro de 23 anos de idade que reside no povoado de Pescoço, em Coruripe. Lá, ele recebeu o primeiro atendimento e logo depois foi transferido, passando por cirurgia no HGE.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Do total de 12.014 atendimentos registrados no HGE em 2014, com vítimas de acidentes de trânsito, 1.554 foram ocasionados por atropelamento, 4.332 por colisão, 475 por capotamento e 696 com bicicleta, além dos 4.957 casos dos pacientes que sofreram acidente com moto.

Segundo o HGE, o fluxo de atendimento segue o Sistema Manchester de Classificação de Risco, protocolo que utiliza as cores para a classificação dos pacientes, identificando as prioridades clínicas de forma objetiva. Para atender a demanda, a equipe de plantão é formada por médicos cirurgiões, anestesistas, clínicos, ortopedistas, pediatras e neurologistas.

 

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.