/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Folia de Rua é atração carnavalesca de Arapiraca neste sábado

Por Assessoria 31/01/2015 15h03
Foto: Assessoria
Já está tudo pronto para a prévia carnavalesca de Arapiraca. Trata-se do Folia de Rua 2015 que tem o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e terá o disciplinamento do trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no evento que acontecerá neste sábado (31), a partir das 15h, na Rua Santos Dumont, no bairro do Baixão.

Os blocos que integrarão as festividades momescas este ano sairão nesta respectiva ordem: Tô Seguro , Monteiro Lombrado, Microcamp na Folia, Os Errados, Um Gole a Mais, Valeriano & Cia, Os Tabas, Rolim Tur e Tá Tô Besta, além dos vários que ficarão apenas na concentração.

A SMTT fará três pontos de interdição de tráfego para garantir segurança e tranquilidade dos foliões arapiraquenses e turistas que estão na cidade para o evento, que contará, ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e parceria com as demais secretarias municipais.

A partir das 14h, Agentes de Autoridade de Trânsito (ATT), da SMTT, estarão motorizados e a pé nos cruzamentos das ruas Santos Dummont e Marechal Floriano Peixoto, na altura do Antonieta Bar; no cruzamento das ruas Ângelo Leite e Miguel Correia de Amorim (antiga Avenida Norte), no bairro do Baixão, e no trevo do Lago da Perucaba, no bairro Zélia Barbosa Rocha, até onde irão os foliões.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Os departamentos de Trânsito e de Transportes do órgão municipal de Trânsito afirmam que só poderão ter acesso às ruas do circuito carros oficiais da Polícia Militar, SMTT, de órgão competentes e veículos cadastrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Segurança e tranquilidade

Com mais de uma década de realização, o Folia de Rua é organizado pela Sectur e sequer registrou incidentes de violência, reiterando o sentido de alegria, amizade e irreverência que contagia o festejo de Momo. Este ano não será diferente. O policiamento e a fiscalização vão manter a alegria da prévia carnavalesca de Arapiraca.



"Este é o nosso Carnaval animado com orquestras de frevo e blocos carnavalescos com fantasias, muita animação e cores diversas", narra a prefeita Célia Rocha.

Para o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, os Agentes de Autoridade de Trânsito estarão também orientando os foliões sobre os pontos de interdição e os locais de livre acesso para estacionarem seus veículos.

“Além de fazer a fiscalização para garantir as ruas do circuito livres para os foliões, os agentes vão orientar as pessoas em quaisquer necessidades sobre o sentido do tráfego que os condutores devem seguir”, diz ele.



pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
“Trabalhamos no intuito de termos uma festa de família no circuito do Folia de Rua como sempre aconteceu em anos anteriores em que crianças, jovens, adultos e idosos brincam em uma verdadeira confraternização carnavalesca”, detalha a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Tânia Santos.

Concentração e encerramento

A concentração acontece às 15h, entre as ruas Antônio Marroquim, Santos Dumont e Miguel Correia de Amorim, no bairro do Baixão, com a participação de dezenas de blocos carnavalescos, e seguirá pelas ruas do bairro pela Rua Miguel Correia de Amorim (antiga Avenida Norte) até o trevo do cartão-postal Lago da Perucaba, no bairro Zélia Barbosa Rocha, em reverência à brincadeira sadia que o período acarreta anualmente.

O Folia de Rua é acompanhado sempre por oficiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), organizadores da Sectur e agentes da Vigilância Sanitária, incluindo no local do térmico postos médicos e ambulâncias equipadas com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

“Estamos com nossos profissionais preparados e aptos para atender qualquer situação, mas sempre esperamos que tudo ocorra no clima de paz e tranquilidade”, pontua o secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
No ano passado, o evento contou com 30 blocos inscritos, com dois deles exclusivamente de crianças – o Recrear Pira na Folia e o Karambola –, reunindo mais de 15 mil pessoas e sem som mecânico, conforme edital.