/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Embora geólogos alagoanos tenham negado, USP confirma tremor de terra em Arapiraca

Por Redação com Gazeta de Alagoas 21/02/2015 11h11
Foto: Divulgação
Embora geólogos alagoanos tenham descartado um tremor de terra, no interior do Estado, um boletim emitido na última quinta-feira, pela Rede Sismográfica Brasileira, comprova um pequeno abalo sísmico com epicentro no município de Lagoa da Canoa, na última quarta-feira. Segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférica (IAG), da Universidade de São Paulo (USP), o tremor teve magnitude de 2,3 pontos.

Em entrevista, o técnico em sismologia da USP José Roberto Barbosa contou que o tremor registrado foi constatado pela estação sismográfica de Rio Formoso, em Pernambuco, que fica localizada a 217 km das cidades onde ocorreu o tremor. A estação é mantida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

"Procurei os horários aproximados e analisei os registros das estações próximas. Os registros da estação mostram uma variação de 2 a 3 pontos no tremor. Dado o horário, dificilmente tenha sido uma explosão em pedreira. A terra realmente mexeu. É um sismo natural. É uma movimentação das placas, pois existem fissuras", contou.