/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Portal Já é Notícia parabeniza as mulheres pelo 'Dia internacional da mulher'

Por Redação 08/03/2015 08h08
Foto: Divulgação
O Portal Já é Notícia parabeniza a todas as mulheres de Alagoas, do Brasil e do Mundo, que não somente este dia sejam lembradas, mas sim em cada minuto, em cada dia e para todo sempre!!!

8 de março... Dia Internacional da Mulher!

"A mulher é um símbolo sagrado, a imagem da perfeição que cria a vida e se preciso for também a doa. Como mãe semeia a esperança que ilumina o caminho dos filhos. Na imagem de esposa é a perseverança, a base da família onde seu amor se irradia, sua força inebria e antes de mulher seu título deveria ser de rainha. Feliz Dia Internacional da Mulher" (Luis Alves)

"Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos ‘em formol’ nem em spa… viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos. Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se! A beleza é tudo isto. Tudo junto!"
(Texto de Paulo Coelho com homenagem ao Dia da Mulher)

Dia da Mulher na ONU

A data de oito de março é celebrada em muitos países ao redor do mundo para reconhecer conquistas de direitos e fortalecer reivindicações, independente de diferenças étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas. Momento de relembrar lutas e realizações, e inspirar futuras gerações de jovens meninas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Em 1975, o ano foi designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Dois anos depois, em dezembro de 1977, a data foi adotada oficialmente, em assembleia geral entre os países membros. O objetivo era reconhecer o papel das mulheres nos esforços de paz e desenvolvimento e pedir o fim da discriminação e apoio para o aumento da participação plena e igualitária da mulher em diferentes áreas de atuação na sociedade.

Origem do Dia Internacional da Mulher

Antes disso, porém, as primeiras manifestações em favor de uma data surgiram pela primeira vez em movimentos de trabalhadoras na virada do século XX na América do Norte e também na Europa.

Nos Estados Unidos, data de 1909 o primeiro Dia Nacional da Mulher, em 28 de fevereiro. Na época, o então Partido Socialista da América marcou este dia em homenagem a greve de 1.908, de trabalhadores do setor têxtil, em Nova York. Na ocasião, mulheres protestaram contra péssimas condições de trabalho.

No ano seguinte, em 1910, em Copenhague, Dinamarca, o encontro Socialista Internacional estabeleceu um Dia da Mulher, de caráter internacional, para homenagear o movimento pelos direitos das mulheres. A proposta foi recebida com aprovação unânime pela conferência de mais de 100 mulheres de 17 países.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Como resultado da iniciativa, em 1911, o Dia Internacional da Mulher foi marcado pela primeira vez para 19 de março em países como Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Além do direito de votar e ocupar cargos públicos, foi reivindicado o direitos das mulheres ao trabalho e à formação profissional.

Entre os anos de 1913 e 1914, o Dia Internacional da Mulher tornou-se também um mecanismo para protestar contra a Primeira Guerra Mundial, como parte do movimento pela paz. Mulheres russas viveram pela primeira vez o Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro. No resto da Europa, por volta de 8 de Março do ano seguinte, as mulheres fizeram manifestações para protestar contra a guerra e expressar solidariedade a outros movimentos locais, como anos depois a revolução russa de 1917.

Igualdade de gêneros

Assinada em 1945, a Carta das Nações Unidas foi o primeiro acordo internacional para afirmar o princípio da igualdade entre homens e mulheres. Desde então, há esforços para criar um legado histórico de estratégias globais, normas, programas e metas para melhorar o status das mulheres no mundo.

O empoderamento do público feminino continua sendo um elemento central dos esforços da ONU (un.org/womenwatch/history) para enfrentar os desafios sociais, econômicos e políticos no mundo.