/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Bombeiros de AL participarão da maior competição de triátlon do Brasil

Por Assessoria 30/03/2015 15h03
Foto: Divulgação
 Bombeiros estão treinando pesado para uma das maiores competições de triátlon do mundo, o Ironman, que será realizado dia 31 de maio em Florianópolis-SC. A prova é composta por 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida, exigindo o máximo da capacidade física dos atletas.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas estará representado pela equipe FireTriTeam, composta por sete atletas: os sargentos Thiago Daniel e Rodrigo Moraes e os soldados Pedro Paes, Felipe Lyra, Olímpio Rafael, Paulo Salgueiro e Fabiano Paes, sendo esses dois últimos os mais experientes.

Esta será a terceira participação de Fabiano Paes na competição, a primeira foi em 2013. O atleta pretende atingir o índice que o habilita a se inscrever para o mundial do Ironman num prazo de até dois anos.

O bombeiro Fabiano Paes costuma atingir seus objetivos. Em 2014, ele pretendia terminar a prova em menos de dez horas e fechou com o tempo de 9h48m. “Conseguir uma vaga [para o mundial] vai ser difícil, mas estamos trabalhando duro para isso”, contou o militar, que deve participar de três competições este ano.

Foi a determinação de Fabiano que motivou o início da prática de triátlon entre vários bombeiros, como também a criação da equipe de triátlon da corporação, a FireTriTeam.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O sargento Thiago Daniel foi um dos que se inspiraram. “Eu já fiz triátlon entre os anos de 2005 e 2006, logo após o Curso de Salvamento no Mar do Grupamento de Salvamento Aquático [CSMar] e sempre tive esse sonho de participar do Ironman, mas era um sonho muito distante”, relatou.

Foi só ano passado, quando foi ver de perto o Ironman em Florianópolis, que o sargento Thiago Daniel decidiu de vez se preparar para realizar a prova. “Eu sabia que quando eu fosse eu ia me empolgar. E me impressionei com o clima, com o evento, com o local, assim que pude fiz minha inscrição e comecei os treinamentos”, disse o militar.



Comprometimento

Os treinamentos exigem uma verdadeira transformação nos hábitos dos atletas. O sargento Rodrigo conta, por exemplo, que hoje não bebe nem fuma, além de dormir e acordar muito cedo, por volta das 3h40 já está se preparando para fazer atividade física.

“Praticar triátlon de Ironman, não é apenas um esporte é um estilo de vida”, defende Rodrigo. “Para mim, especialmente, pois passei uns anos como sedentário, acima do peso. Hoje, não bebo mais, não fumo mais, acordo cedo, é bem isso”, concluiu.

Apoio
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
A corporação já arcou com as despesas das inscrições de todos os integrantes da FireTriTeam, contudo, a equipe ainda espera apoio com relação aos custos de hospedagem, alimentação e passagens aéreas para poder garantir sua participação no IronMan.

“Vamos para uma cidade onde comida, hospedagem e transporte não são baratos e por isso o apoio do Corpo de Bombeiros é primordial. O coronel Ivo Alvarez [diretor de Finanças] está, com sua equipe, correndo atrás de recursos e nós esperamos esse apoio para que possamos fazer uma prova com mais tranquilidade e representar da melhor forma possível nossa corporação”, explicou o soldado Olímpio.
registrado em: Esporte e Lazer