/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Samsung recupera vantagem sobre Apple no mercado de smartphones

Por Diário de Pernambuco 01/05/2015 17h05
Foto: Diário de Pernambuco
O grupo sul-coreano Samsung recuperou a vantagem sobre seu rival norte-americana Apple no mercado global de smartphones no primeiro trimestre - de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira por dois institutos de pesquisa.

A Apple anunciou no início desta semana que vendeu 61,17 milhões de iPhones nos primeiros três meses de 2015. A Samsung não divulgou dados precisos, mas as estimativas publicadas separadamente pelas empresas IDC e Strategy Analytics são, respectivamente, 82,4 e 83,2 milhões de unidades no mesmo período.

Portanto, eles estimam a quota de mercado da Samsung em cerca de 24%, enquanto acredita-se que a Apple tenha em torno de 18%.

No quarto trimestre de 2014, as estimativas de várias empresas de análise de mercado deram empate para ambos os grupos. Outros, como a Gartner, falavam que a Apple, historicamente forte em vendas, havia derrubado a concorrente.

"Após o ataque pelo primeiro lugar que a Apple fez no quarto trimestre, vimos uma clara melhora da Samsung no primeiro trimestre, apesar da forte demanda global pelo iPhone 6 e 6 Plus", as últimas versões de smartphones que marca, apontou Anthony Scarsella, analista da IDC.

A Apple tem mantido seu crescimento fortes graças à popularidade de seus modelos mais recentes na China, onde os consumidores valorizam as telas grandes, estima Neil Mawston, da Strategy Analytics.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
"A Samsung vai continuar a enfrentar dificuldades na Ásia e em outros lugares, mas seu desempenho global se estabilizou o suficiente para superar a Apple neste trimestre e voltar ao primeiro lugar", ressaltou.

No total, as vendas mundiais de smartphones neste trimestre são estimados em 336,5 milhões de unidades pelo IDC e em 345 milhões pela Strategy Analytics, ou seja, um aumento de, respectivamente, 16,7% e 21% em um ano.

O grupo chinês Lenovo ficou em terceiro lugar no mercado mundial com uma participação estimada entre 5,4% (Strategy Analytics) e 5,6% (IDC).

Outra fabricante chinês, a Huawei, aparece em quarto lugar, com 5 % do mercado.