/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |
Professores de Limoeiro de Anadia aceitam proposta da prefeitura e voltam às salas de aula
A Prefeitura de Limoeiro de Anadia reuniu-se com professores e trabalhadores da Educação do município, na tarde desta segunda-feira (01), às 15h, na Escola Nossa Senhora da Conceição, para oferecer mais uma proposta de reajuste salarial à categoria, que há dois anos não recebe aumento. A oferta da gestão municipal foi aceita, porque, segundo os professores, foi de igual valor para todos, não apenas para os docentes.
Ficou resolvido que serão pagos 5% ainda neste mês de junho, com retroativo de maio, e 5% em agosto, totalizando 10% para docentes e técnicos. Na última assembleia, a prefeitura da cidade havia proposto o total de 10% para professores e apenas 9% para os técnicos, o que foi rejeitado por todos.
Ficou resolvido que serão pagos 5% ainda neste mês de junho, com retroativo de maio, e 5% em agosto, totalizando 10% para docentes e técnicos. Na última assembleia, a prefeitura da cidade havia proposto o total de 10% para professores e apenas 9% para os técnicos, o que foi rejeitado por todos.
“Desde o ano de 2013, que estamos levando prejuízos. Todo ano a prefeitura apresentava uma desculpa nova para não pagar os 13,1% que solicitávamos. Nem todos os professores saíram satisfeitos da assembleia desta segunda-feira, mas como foi colocada a proposta em votação, a maioria acatou e tivemos que aceitar”, afirmou uma professora que preferiu não ser identificada.
Secretária de Educação, Glauciane Veiga, durante assembleia (Foto: Cortesia do leitor).
Os professores aguardavam a presença do prefeito da cidade, Marlan Ferreira (PP), e de todos os vereadores da cidade, mas apenas a vereadora Eliene Martins (PRP) compareceu à audiência. “Esperamos que o projeto seja realmente encaminhado para a Câmara de Vereadores, porque o gestor só pode colocar em prática o que foi acordado ontem, após aprovação do legislativo. Na verdade, a ausência do prefeito não significou nada, porque ele nunca esteve presente, sempre desprezou a categoria”, afirmou a professora.
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Histórico da greve
Várias greves foram deflagradas desde março de 2015, mas o reajuste solicitado, de 13,1%, não havia sido oferecido pela gestão municipal, como também não foi estabelecido durante o acordo desta semana. A categoria havia voltado às salas de aula, acreditando que o gestor municipal iria rever a situação, uma vez que ainda neste ano será apresentado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Segundo os professores, o município de Limoeiro de Anadia recebeu do Governo Federal um incremento de 18,42% nos recursos a serem usados no pagamento dos servidores da Educação. Em entrevista ao Portal Já é Notícia, no dia 22 de maio deste ano, uma docente afirmou que o ano letivo dos alunos não será prejudicado.
Como os professores voltaram às salas de aula, acreditando numa melhor proposta, o que não foi atendido, de imediato, pela gestão municipal, o calendário escolar está atrasado em apenas 15 dias. “Esperamos que a Secretaria de Educação faça um calendário para a reposição das aulas dos alunos, pois nosso objetivo não prejudicá-los. Eles terão seus 200 dias letivos como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, ratificou uma professora.
Últimas Notícias
Meio ambiente
Ameaçado de extinção, Macaco-prego-galego é resgatado pela FPI no Sertão alagoano
Política em Pauta
Secult divulga resultado final da análise de mérito para os editais da Política Nacional Aldir Blanc
Cidades
Polícia Civil prende em Santa Catarina foragido acusado de tráfico de drogas em Alagoas
Arapiraca
Mônica Martelli expõe desculpa de ex para não fazer sexo oral: 'Chupar é coisa de mulher'
Cidades
Vídeo emocionante mostra sobrevivente da tragédia na Serra da Barriga dando à luz em parto de urgência
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração Jomart Atacarejo
TV JÁ É