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Mais de 300 mil alunos participam das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática em Alagoas
Dezenove milhões de estudantes de escolas públicas de todo o país participaram nesta última terça-feira (27) da primeira etapa das provas da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ação do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que tem o objetivo de estimular o interesse pela disciplina e descobrir novos talentos na área. Em Alagoas, a prova foi aplicada para 370 mil estudantes de 760 escolas das redes estadual, municipal e Instituto Federal de Alagoas (IFAL).
A 10ª OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.
Após a primeira etapa, as escolas participantes selecionarão 5% dentre os seus alunos com melhor pontuação para participar da segunda etapa do exame, que será disputada a nível nacional no dia 13 de setembro. Os participantes da etapa final serão agraciados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa. Escolas e professores também serão premiados, respectivamente, com bibliotecas, kits educativos, tablets e assinaturas de revistas.
O coordenador da OBMEP em Alagoas e professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Adelailson Peixoto, destaca que, além de estimular o interesse pela Matemática, a olimpíada promove a inserção social do aluno e o incremento de sua formação por meio da concessão de bolsas de iniciação científica.
“Quando o aluno é medalhista da OBMEP, ele tem a oportunidade de receber bolsas no decorrer de toda sua vida acadêmica. Se ele ainda estiver na escola, recebe bolsas de iniciação científica junior e se estiver prestes a ingressar na universidade, ganha bolsas de iniciação científica. Posteriormente, ele também terá chances de obter bolsas de Mestrado e Doutorado”, conta.
Adelailson frisa que o apoio das escolas e dos professores é fundamental para que cada vez mais alunos participem da OBMEP. “É essencial que as escolas, professores nos ajudem na divulgação da olimpíada e estimulem seus alunos, pois isso permitirá a ampliação do número de participantes”, fala.
No Cepa – No Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), maior complexo educacional da rede estadual, 7.555 estudantes de nove escolas responderam à prova da OBMEP.
Participando pela primeira vez da Olimpíada, Gabriel Nietzsche, estudante do 6ª ano do Ensino Fundamental da Escola Teotônio Vilela, gostou da prova. “Matemática é minha disciplina favorita e minha mãe sempre me incentivou a estudar. Na prova, coloquei em prática tudo que aprendi”, comenta.
Já Haniel Lemos, estudante do 9ª ano da Escola Maria José Loureiro, é um veterano da OBMEP e participou das últimas três edições do evento. Este ano, o jovem pretende ganhar a medalha de ouro, já que anteriormente, obteve medalha de bronze.“Venho me dedicando bastante, sempre tive ajuda do meu professor de Matemática, participo de grupos de estudos, debates e utilizo a internet para auxiliar os estudos em casa”, diz o aluno.
A 10ª OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.
Após a primeira etapa, as escolas participantes selecionarão 5% dentre os seus alunos com melhor pontuação para participar da segunda etapa do exame, que será disputada a nível nacional no dia 13 de setembro. Os participantes da etapa final serão agraciados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa. Escolas e professores também serão premiados, respectivamente, com bibliotecas, kits educativos, tablets e assinaturas de revistas.
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“Quando o aluno é medalhista da OBMEP, ele tem a oportunidade de receber bolsas no decorrer de toda sua vida acadêmica. Se ele ainda estiver na escola, recebe bolsas de iniciação científica junior e se estiver prestes a ingressar na universidade, ganha bolsas de iniciação científica. Posteriormente, ele também terá chances de obter bolsas de Mestrado e Doutorado”, conta.
Adelailson frisa que o apoio das escolas e dos professores é fundamental para que cada vez mais alunos participem da OBMEP. “É essencial que as escolas, professores nos ajudem na divulgação da olimpíada e estimulem seus alunos, pois isso permitirá a ampliação do número de participantes”, fala.
No Cepa – No Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), maior complexo educacional da rede estadual, 7.555 estudantes de nove escolas responderam à prova da OBMEP.
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Já Haniel Lemos, estudante do 9ª ano da Escola Maria José Loureiro, é um veterano da OBMEP e participou das últimas três edições do evento. Este ano, o jovem pretende ganhar a medalha de ouro, já que anteriormente, obteve medalha de bronze.“Venho me dedicando bastante, sempre tive ajuda do meu professor de Matemática, participo de grupos de estudos, debates e utilizo a internet para auxiliar os estudos em casa”, diz o aluno.
Apaixonado pela disciplina, Haniel pretende se profissionalizar na área de Exatas e incentiva seus colegas a participar da Olimpíada. “Gosto muito dos números e, quando chegar na universidade, pretendo ingressar em um curso como Engenharia. Vou participar da OBMEP mais uma vez para testar meus conhecimentos e, cada vez que eu passo, é sinal de que estou aprendendo mais”, comenta o jovem.
Premiação – No dia 11 de junho, haverá a premiação dos estudantes alagoanos com melhor desempenho na edição 2013 da OBMEP. O evento terá início às 9h no auditório do Planetário de Arapiraca, no Lago do Perucaba.
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