/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Programa Brasil Alfabetizado pretende formar cerca de 20 mil pessoas

Por Agência Alagoas 03/08/2015 10h10
Cerimônia de certificação do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) na última sexta-feira (31) no Planet - Foto: Assessoria
O secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, propôs uma união de forças para combater o analfabetismo em Alagoas. As declarações foram dadas durante cerimônia de certificação do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) na última sexta-feira (31) no Planetário de Arapiraca, no Lago da Perucaba.

Na ocasião, Barbosa lembrou que nesta oitava etapa do programa de alfabetização do Governo Federal, seis mil pessoas já aprenderam a ler e escrever e outras duas mil devem concluir o curso nos próximos dois meses.

“Nesta oitava etapa do PBA, foram dez mil pessoas alfabetizadas em Alagoas. Para as próximas, queremos aumentar esse número e, se possível, dobrá-lo, chegando a 20 mil alfabetizados. Para isso, pretendemos fazer um grande mutirão pela educação e contra o analfabetismo, promovendo parcerias com as mais diversas entidades, a exemplo das igrejas e associações”, destacou.

O secretário também destacou a importância dos alfabetizados darem continuidade aos seus estudos no 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas das redes municipais e estadual. “Em outubro, teremos 11 mil pessoas concluindo esta primeira etapa do EJA e elas vieram deste mesmo programa onde vocês estudaram. Não parem, nunca é tarde para aprender”, frisou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Mudanças – Durante a cerimônia, Barbosa ainda listou algumas mudanças empreendidas na educação de Alagoas. Dentre elas, a mudança na escolha do comando das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e a descentralização de recursos para as escolas.

“A escolha do coordenador ou coordenadora de CRE passou a ter um critério técnico e não político. E para dar mais autonomia às nossas escolas, lançamos no mês passado o programa #escoladahora, repassando R$ 5,5 milhões para que diretores possam promover melhorias em suas escolas”, informou.
 
Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.