/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Secretárias se unem para levar temática ambiental às escolas estaduais

Por Assessoria 10/08/2015 16h04
A proposta inicial seria inserir no calendário das escolas a promoção de ações ambientais durante to - Foto: Divulgação


As secretarias de Estado da Educação (SEE) e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) farão uma parceria para a promoção de ações de educação ambiental e de coleta seletiva nas escolas da rede estadual. Em reunião na sede da SEE, no Cepa, a secretária adjunta da Educação, Laura Souza e o secretário dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Alexandre Ayres, iniciaram as discussões acerca da parceria, que deve iniciar no final de 2015.

Atualmente, muitas escolas da rede estadual já desenvolvem projetos de contexto ambiental associados ao conteúdo pedagógico. Por meio dessa parceria, a atividade se tornaria um trabalho permanente e de maior abrangência, com o envolvimento de alunos em gincanas com premiações.

O secretário Alexandre Ayres revela o planejamento inicial para a implantação do sistema de coleta seletiva. "A proposta inicial seria inserir no calendário das escolas a promoção de ações ambientais durante todo o ano, envolvendo os alunos em disputas e tornando o projeto uma política de governo", adiantou.

De acordo com a secretária Laura Souza, a ação precisa ser sistêmica. “É importante que todas as escolas participem, mas vamos começar pelas da capital", disse. Para ela, uma ideia de disputa seriam gincanas que podem ser realizadas pontuando as ações da SEE com as atividades do projeto ambiental, recompensando os alunos que conseguissem as pontuações.



Consciência ambiental

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O secretário Alexandre Ayres sugeriu ainda montar um calendário de discussão sobre a ação. “Vamos começar com discussões pontuais, trabalhando a coleta seletiva de maneira a formarmos cidadãos mais conscientes no futuro e que farão a destinação correta de resíduos”, disse.

A secretária Laura Souza já estrutura um planejamento para as ações da parceria. "Vamos dar um nome para a ação e trabalhar na estruturação do programa, instituindo uma comissão por meio de uma portaria conjunta e definindo as competências dos participante. A partir daí, a comissão nomeada irá desenvolver a agenda de trabalho", informou.

A portaria será publicada na próxima semana e a previsão é que o projeto tenha início em dezembro.

Cepa Vivo

Na oportunidade, foi abordado também o projeto "Cepa Vivo", parceria entre a Polícia Militar e a SEE que visa transformar o complexo educacional em um espaço de lazer e cultura, abrindo aos finais de semana com atividades para a comunidade. Na ocasião, a secretária Laura falou sobre a importância do apoio da Semarh para esta ação. "Queremos transformar o Cepa em uma área de lazer, onde a comunidade adquira este sentimento de pertencimento. O apoio da Semarh somaria muito a este projeto", afirmou Laura.