/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Instituições de ensino de Alagoas tem até quarta-feira (12) para preenchimento do Educacenso

Por Assessoria 11/08/2015 15h03
Termina nesta quarta-feira (12), o prazo para escolas das redes públicas e privadas de todo o estado preencherem o Censo Escolar e informarem os dados de suas respectivas unidades ao sistema Educacenso, disponível aqui.

Nesta primeira etapa do Educacenso, serão coletadas informações relativas à matrícula, quantidade de professores, estrutura física e mobiliário das escolas e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) orienta os gestores educacionais para não deixar o procedimento para o último dia, evitando o congestionamento do sistema.

O preenchimento do Educacenso, segundo Cheila Francett, é obrigatório pois, gera informações imprescindíveis para liberação de recursos em programas federais como formações de docentes, acesso ao livro didático, transportes escolares, entre outros, além de servir de base de dados para alimentação de outros sistemas, como o próprio Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), responsável por avaliações nacionais em larga escala.

“É importante que as escolas se antecipem ao término do prazo e preencham com atenção todos os dados. O preenchimento correto do censo é fundamental, pois tanto gera informações, quanto verifica consistência de dados, como a confirmação da matrícula de um aluno em determinada escola na hora deste submeter-se a um exame nacional”, alertou a gerente.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Retificações - Segundo Cheila, no próximo dia 26, o Diário Oficial da União (DOU) publicará os dados preliminares do Educacenso. E, 30 dias após este prazo, devido às instabilidades apresentadas durante o período de adequação ao sistema, que se apresenta em novo formato, este será reaberto para retificações.

Embora haja esta possibilidade, ela destaca a importância das escolas não deixarem para este segundo momento.

“As escolas que não conseguirem lançar seus dados ou que identificarem qualquer inconsistência em suas informações terão esta nova oportunidade. Mesmo assim, é importante formalizar, no prazo regular, dados como números de alunos e professores, formações acadêmicas”, afirmou Cheila Francett.

Confira a matéria original, clicando aqui!