/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Imagens inéditas de Plutão mostram sua superfície complexa

Por Tribuna Hoje 11/09/2015 08h08
Foto: Reprodução
A Nasa divulgou nesta quinta-feira (10) novas imagens de Plutão feitas pela sonda New Horizons em sua passagem pelo planeta-anão, em julho. As fotos em close revelam uma grande variedade de características da superfície do planeta.
As imagens foram recebidas no último final de semana e são aproximadas em até 400 metros por pixel. Elas mostram características diversas como possíveis dunas, fluxos de gelo de nitrogênio - que aparentemente escorriam das regiões montanhosas às planícies - e até uma rede de vales que podem ter sido esculpidos por material que fluiu pela superfície de Plutão.

As fotos ainda mostram um terreno de Plutão com mais crateras (e, portanto, mais antigo) já visto pela New Horizons ao lado de outro terreno mais jovem, com planícies geladas e sem crateras.


Foto de Plutão enviada pela New Horizons mostra região de terreno irregular a noroeste
da planície gelada informalmentechamada de Sputnik Planum (Foto: Reprodução)

 

“Plutão nos está mostrando uma diversidade de formas de relevo e de complexidade dos processos que rivaliza com qualquer coisa que tenhamos visto no Sistema Solar”, diz Alan Stern, principal pesquisador da New Horizons, nota divulgada pela Nasa.

A breve passagem da sonda New Horizons por Plutão ocorreu no dia 14 de julho. À noite, a sonda se comunicou com a Terra, indicando que o encontro com Plutão tinha sido bem-sucedido. Na manhã do dia seguinte, durante uma transmissão de dados mais longa, a New Horizons enviou as principais informações obtidas no encontro.


A imagem de 350 quilometros de Plutão mostra a grande variedade da superfície
e de formações geológicas no planeta-anão (Foto: Reprodução)

 
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A sonda espacial viajou durante nove anos por quase 5 bilhões de quilômetros (que é a distância entre Plutão e a Terra) até chegar perto do planeta anão.

Ela foi lançada em 2006, dos Estados Unidos, a bordo do foguete Atlas. A sonda viajou até Júpiter e usou a gravidade desse planeta como um estilingue para acelerar sua velocidade. Desde então, ficou adormecida e viajou pelo espaço até ser reativada, em dezembro de 2014.

Sete instrumentos que estão a bordo da sonda captam essas imagens, que serão transmitidas para a Terra. O tempo de transmissão dos dados de Plutão até a Nasa, nos EUA, é de quatro horas e meia.

Clique aqui e confira a matéria original.