/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Capital alagoana terá esculturas de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda

Por Redação com G1 29/11/2015 12h12
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maceió
A orla de Maceió vai ganhar esculturas de duas grandes personalidades do estado. O escritor Graciliano Ramos e o lexicógrafo (dicionarista) Aurélio Buarque de Holanda, já imortalizados pelas suas obras, viraram esculturas de bronze que ficarão expostas nas praias da Ponta Verde e Pajuçara.

A inauguração das novas atrações da orla será na próxima segunda-feira (30). As esculturas foram feitas pelo mineiro Léo Santana, o mesmo autor da escultura do poeta Carlos Drummond de Andrade instalada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. As obras, feitas em tamanho real, pesam juntas cerca de 400 kg. As imagens podem ser tocadas e até abraçadas para as fotos, mas é preciso cuidado para não danificá-las.

“Trata-se de um patrimônio imensurável que além de embelezar a nossa paisagem urbana, traz para o cotidiano do maceioense duas figuras icônicas da nossa cultura”, diz o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, ao destacar que as esculturas fazem parte da comemoração dos 200 anos de Maceió.

O prefeito Rui Palmeira (PSDB), que idealizou o projeto, segundo o presidente da Fmac, vai inaugurar as esculturas na presença de familiares dos dois homenageados. Às 8h, na enseada da Praia de Pajuçara, ficará a imagem de Graciliano Ramos, próximo ao local onde ele residiu na capital. Estarão presentes a filha dele, Luiza Ramos Amado, e o neto, Ricardo Ramos.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Na sequência, às 9h30, será descerrada a escultura de Aurélio Buarque de Holanda, que vai compor o cenário à beira-mar da Ponta Verde, no mesmo local aonde costumava passear com a esposa, Dona Marina. O filho do homenageado, Aurélio Baiard Buarque Ferreira, participará da solenidade.