/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Bell Marques é obrigado pelo MP a alterar música e fazer campanha contra o racismo

Por Redação com Agências 14/12/2015 17h05
Foto: Divulgação
Bell Marques compareceu, na manhã desta segunda-feira (14), na sede do Ministério Público para firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

No documento, ele se compromete a alterar a letra da música "Cabelo de Chapinha", lançada na última semana, e que gerou polêmica nas redes sociais. De acordo com o TAC assinado, o vocalista ainda será obrigado a fazer uma campanha contra o racismo e machismo durante o Carnaval de Salvador no próximo ano.

Uma das promotoras do caso, Márcia Teixeira, que também é Coordenadora do grupo de Atuação em Defesa das Mulheres e Defesa LGBT (Gebem/ LGBT) relatou como o cantor procurou o MP.

"Rapidamente essa música foi lançada e começaram a surgir várias manifestações nas redes sociais. Nós printamos as denúncias e realizamos um procedimento preparatório de investigação. Na sexta-feira (11), o advogado de Bell nos procurou a pedido dele, informando que Bell tinha interesse de conversar com o Ministério Público, porque nem ele, nem os compositores tinham interesse em fazer qualquer conteúdo discriminatório”, relatou à promotora.

Márcia ainda esclareceu os detalhes do TAC. "Nossa proposta foi que a música fosse trabalhada em uma nova versão, o que eles acolheram imediatamente. Outra proposta foi que eles produzissem, durante o carnaval 2016, um material através de ventarolas [abanador de papel] e plotagem do trio elétrico, que promovesse uma campanha de combate ao racismo e violência contra as mulheres. Depois do carnaval, eles devem fazer materiais de combate ao racismo também. Toda essa campanha será divulgada nos meios de comunicação. Além disso, Bell ofereceu um espaço no trio dele para que um representante do MP, que integra o Observatório do Carnaval [centro onde o público pode fazer denúncias de racismo, casos de desrespeito, homofobia e violência contra mulher], trabalhe durante a festa, e assim termos um observatório móvel. Este último não está na TAC, foi uma proposta de Bell", explicou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Por meio de nota, o ex-vocalista da banda Chicleta com Banana informou que foi dele a iniciativa de procurar o MP e que, junto aos compositores, decidiu fazer modificações para assegurar que nenhuma mulher se "sentisse desrespeitada". Na nova versão, o refrão diz: "Ô, mainha, eu também gosto de cabelo de chapinha, mainha". Na versão original, a música dizia: "Ô mainha, mas eu só gosto do cabelo de chapinha, mainha".

 
Confira a nova letra da música "Cabelo de Chapinha"

Minha Deusa, dia de salão
Lindo é seu jeito, todo mundo gosta de te ver
Me traz seu coração
Que esta noite só vai dar eu e você
Com esse amor ninguém pode
Só água na cabeça
Pra apagar o fogo
Ô, mainha,
Eu também gosto de cabelo de chapinha, mainha


Cantor rebateu críticas

Bell Marques escreveu em sua página oficial no Facebook, no dia 10 de dezembro, que a música conta a história de um casal, em que o homem pede que a mulher arrume o cabelo "do jeito que ele gosta", em sinal de carinho.

Bell recebeu mais de três mil curtidas e centenas de mensagens de apoio com a postagem. "Cabelo de Chapinha" e "Desce Coladinho" são as músicas de trabalho de verão do cantor.

"Muito boa essa forma gentil que o compositor encontrou para enaltecer sua amada e que deveríamos aplaudir, pois essa é a mensagem da música: gentileza e amor. Tenho certeza que foi dessa forma que grande parte do público entendeu, por isso a música teve uma aceitação tão rápida", disse Bel. Antes, ele afirmou: "A minha história mostra que jamais desrespeitei o meu publico através do meu trabalho. Tenho muito orgulho do que faço, respeito muito todos os meus fãs e jamais faria algo diferente. Os meus 36 anos de carreira estão aí para provar que eu sempre levei alegria cantando canções que fazem o povo sorrir, dançar e cantar. Não é à toa que sou considerado um dos artistas que mais atrai multidões e isso me enche de orgulho".

Confira a íntegra da posição de Bell Marques antes de alterar a letra da música:
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
"A minha história mostra que jamais desrespeitei o meu publico através do meu trabalho. Tenho muito orgulho do que faço, respeito muito todos os meus fãs e jamais faria algo diferente. Os meus 36 anos de carreira estão aí para provar que eu sempre levei alegria cantando canções que fazem o povo sorrir, dançar e cantar. Não é à toa que sou considerado um dos artistas que mais atrai multidões e isso me enche de orgulho.

Essa música nova, “Cabelo de Chapinha”, está sendo cantada nos quatro cantos do Brasil e isso mostra sua aceitação sem "mas" nem "porquês". É uma canção na qual o compositor se inspirou em um personagem que adora sua parceira e lhe pede, com carinho, que se arrume do jeito que ele gosta. Muito boa essa forma gentil que o compositor encontrou para enaltecer sua amada e que deveríamos aplaudir, pois essa é a mensagem da música: gentileza e amor. Tenho certeza que foi dessa forma que grande parte do público entendeu por isso a música teve uma aceitação tão rápida.

Peço desculpas, em nome dos compositores, para aqueles que não conseguiram compreender a sua intenção. Mas, tenho certeza de que agora ficará tudo mais claro, pois, pra se falar de amor não precisa dizer “Eu te amo”. “Cada um se expressa como sabe".


Confira a íntegra da letra da música antes das alterações

“Minha nega, vai lá no salão faz aquele corte que seu nego gosta de te ver
Me trás seu coração, porque essa noite só vai dar eu e você
Com esse amor ninguém pode
Só água na cabeça
Pra apagar o fogo
Ô mainha, mas eu só gosto do cabelo de chapinha, mainha
Ô tá liso, tá lisinho. Tá liso, tá lisinho
Tá liso, tá lisinho. Tá liso, tá lisinho
Ô mainha, mas eu só gosto do cabelo de chapinha, mainha
Ô tá liso, tá lisinho. Tá liso, tá lisinho
Tá liso, tá lisinho. Tá liso, tá lisinho"