/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Uneal terá curso de Mestrado a partir de 2016

Por Redação com Assessoria 19/12/2015 10h10
Foto: Assessoria
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) irá ofertar seu primeiro curso de Mestrado a partir de 2016. A proposta aceita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), é denominada “Dinâmicas Territoriais e Cultura”, com duas linhas de pesquisa articuladas.

O curso de Mestrado será interdisciplinar e funcionará no Campus I da Uneal, em Arapiraca e ofertará, já no segundo semestre de 2016, 10 vagas voltadas para a comunidade em geral, número considerado como “satisfatório e adequado” pelos avaliadores da Capes.

O Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultura será voltado para as áreas de geografia, sociologia, antropologia, economia, letras e ciências relacionadas à temática. A seleção acontecerá em quatro etapas: avaliação teórica, proficiência em língua estrangeira, análise do projeto de pesquisa e entrevista.

Para o professor Odilon Máximo, um dos envolvidos na elaboração do projeto, “a aprovação irá potencializar a pesquisa na instituição, favorecendo nossos alunos egressos e a graduação, visto que as atividades da pós-graduação devem estar ligadas a esta. Teremos ainda mais um ambiente de construção do conhecimento, o que poderá implicar, em um breve curto de tempo, na ampliação da ideia de termos em breve um curso de Doutorado”, destacou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Cristiano Cezar, esse resultado era aguardado com muita ansiedade pelos envolvidos. “Com essa confirmação, iremos consolidar a pesquisa e a pós-graduação na Universidade permitindo, assim, novas perspectivas no mundo acadêmico institucional”, ponderou.

O reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa, parabenizou a todos os envolvidos na construção do projeto. “Obrigado a todos por doarem a sua força de trabalho para o engrandecimento desse nosso projeto, tão importante para Alagoas”, ressaltou o gestor, que está na Aldeia Cariri Xocó, em Porto Real do Colégio desde a quinta-feira (17), realizando atividades acadêmicas.

Maturidade científica - O programa conta com 16 professores, sendo dois colaboradores e 14 permanentes, com formações em variadas instituições do país. A justificativa dos avaliadores da Capes aponta que o “corpo docente demonstra satisfatória maturidade científica, segundo os parâmetros da área para a implantação do Mestrado. O projeto atende ao que se espera de uma proposta de um programa stricto sensu em todos os quesitos da avaliação. O CTC aprova a proposta apresentada atribuindo-lhe nota 3”.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Os professores da Uneal Ailton Feitosa, Antonio Alfredo Teles, Conceição Dias de Lima, Cristiano Cezar, Deyvson Cavalcanti, Edson Bezerra, Jane de Assis, Jenaice Ferro, Lindemberg de Souza, Odilon Máximo e Roberto de Souza, coordenador do projeto, são os colaboradores permanentes.

A Uneal convidou os docentes Socorro Aragão, da Universidade Federal do Ceará; Ivone Tavares de Lucena, da Universidade Federal da Paraíba; além de Eloízio da Costa, Dilton Cândido Maynard e Andreza Cruz Maynard, todos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), são os colaboradores convidados.

Em breve, a Propep Uneal e a coordenação do curso informarão as próximas etapas da implantação, a começar pela fase de inscrições e seleção de candidatos. Nos próximos dias já começarão as reuniões de planejamento para a implantação do Mestrado.