/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Girauense é destaque na paracanoagem nacional

Por Assessoria 11/01/2016 12h12
Foto: Assesoria
A atual Campeã Brasileira de paracanoagem, na modalidade KL1 – A – feminina, Silvana Santos, atleta de Girau do Ponciano, esteve em Alagoas para um curtíssimo período de férias e descanso junto aos seus familiares. Única mulher entre os seis membros permanentes da Seleção Brasileira de paracanoagem treina diariamente na raia olímpica da USP (CEPEUSP), se preparando para o mundial na Alemanha.

Além do campeonato nacional conquistado no fim de 2014, o saldo conta ainda com a primeira colocação em duas edições anteriores da Copa Brasil. Em 2015 repetiu o bicampeonato. Agora, continua treinando em busca da vaga para as paraolimpíadas que acontecem este ano no Rio de Janeiro, visando também competições como o mundial da Alemanha e a Copa Brasil.

Silvana é destaque competindo pela classe A, divisão funcional dos competidores que só se utilizam do braço e do movimento do ombro para impulsionar a embarcação. A paracanoagem ainda divide os atletas em outras duas categorias, a partir do nível de mobilidade. Na classe LTA, utiliza-se para remar o tronco e as pernas. Na TA, apenas o tronco e os braços.

O prefeito Fabinho Aurélio (PSD), acompanhado do secretário de esportes, Marcel Oliveira, enalteceu as conquistas e orgulho em receber a atleta Silvana Santos no município de Girau do Ponciano. “Muitas vezes um talento como o da Silvana é desperdiçado por não ter o apoio necessário. E o apoio precisa ser na hora. Não se pode deixar passar o momento, perder o foco. Portanto, vamos sempre apoiar nossos atletas para que outras pessoas façam da dificuldade um motivo de superação. Obrigado, Silvana, por contribuir com o esporte nacional e encher de orgulho toda população girauense”, relatou o jovem gestor.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A atleta viajou para são Paulo, aos 14 anos de idade, para tratar de sua deficiência no Hospital das Clinicas da USP. Sua história de sofrimento, dificuldades e superação, é tamanha em razão de encontrar-se distante da terra natal desde a sua pré-adolescência, e mesmo antes, em Alagoas, superou incontáveis barreiras.

Após sofrer a lesão que lhe tirou o movimento das pernas, Silvana encontrou no esporte a saída para sua recuperação e para uma vida mais ativa e saudável. Ainda se adaptando à cadeira de rodas, começou praticando o basquete. Em 2009, por convite de um amigo, participou de campeonatos regionais de atletismo e natação onde acumulou mais de 60 medalhas. Com apenas um ano de dedicação exclusiva à paracanoagem os resultados e a força de vontade dessa grande atleta são impressionantes.