/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Nascentes revitalizadas levam água a mais de 500 pessoas em Maribondo

Por Assessoria 22/02/2016 17h05 - Atualizado em 22/02/2016 20h08
Foto: Assessoria
Mais de 500 pessoas residentes na comunidade de Santa Rosa, no município de Maribondo, estão consumindo água de qualidade graças à continuidade do Programa de Recuperação de Nascentes, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh). Na sexta-feira (19), o secretário Alexandre Ayres esteve na cidade para fazer a entrega de três nascentes completamente revitalizadas.

Antes de o programa se instalar na comunidade, as famílias relatavam que a situação era precária e a água consumida por eles tinha procedência completamente duvidosa. De acordo com o secretário Alexandre Ayres, a obra tocada pela Semarh muda completamente o cenário social.

“O programa de Recuperação de Nascentes vem sendo ampliado desde o ano passado pela Semarh. Quando identificamos no município de Maribondo que existia uma carência no abastecimento de água, encaminhamos os nossos técnicos para revitalizar as três nascentes e canalizar o recurso hídrico para que os moradores tenham acesso ao líquido em suas residências”, discursou o secretário durante a entrega da obra.

Alexandre Ayres deixou evidente que o objetivo da Semarh é seguir investindo em obras estruturantes em diversas regiões do estado, incentivando à preservação do meio ambiente.
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Para se ter uma ideia do trabalho que é feito durante o processo de revitalização da nascente, existe a necessidade de isolar e revitalizar a área, além de realizar o plantio de mudas naturais da região a fim de proteger o corpo d´água de animais, que, consequentemente, podem contaminar a água.

Posteriormente, uma tubulação própria para a passagem de água foi instalada de maneira segura e higienizada. A água da nascente será armazenada em caixas d´água de polietileno em substituição aos reservatórios de amianto, que estão proibidos por lei.

O técnico da Semarh e o executor do programa, Adolfo Barbosa destaca que após as ações na comunidade Santa Rosa levou uma série de melhorias, dentre elas, a vazão que era de 200 litros por hora está atualmente em 850 litros por hora.