/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Prevenção e diagnóstico precoce são essenciais para manter uma vida saudável

Por Agência Alagoas 06/03/2016 15h03 - Atualizado em 06/03/2016 18h06
Foto: Divulgação
 A correria do dia a dia transformou a vida da mulher brasileira nas últimas décadas. O ingresso no mercado de trabalho de forma mais efetiva, fez com que suas atividades não se resumissem apenas nas tarefas domésticas. Ela é mãe, esposa e trabalhadora. Tudo isso fez com que suas responsabilidades aumentassem e, cuidar da saúde, passou a ser fundamental, adotando hábitos saudáveis para viver mais e melhor.

A ordem é não descuidar, afinal para quem tem uma jornada de trabalho pesada, está com a saúde em dia é muito mais do que uma obrigação. Portanto, anualmente, os exames devem ser feitos, principalmente os destinados a detectar câncer de mama e de colo do útero, ainda responsáveis pelo elevado número de óbitos entre as mulheres no Brasil.

A supervisora do Programa de Saúde da Mulher, Fernanda Santos, lembra que prevenir é uma das prioridades. E, para isso, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, onde terá acesso aos exames essenciais, cuidado que deve se iniciar da infância até a fase adulta, em especial onde algumas doenças costumam aparecer, a exemplo do câncer de mama e colo do útero.




O câncer de mama e de colo de útero são os que mais acometem as mulheres e responsáveis pela maioria dos óbitos. Mas é possível reduzir com a prevenção e o diagnóstico precoce, alerta Fernanda Santos. “No caso do colo de útero tem o exame de rastreamento para as mulheres sem queixas clínicas, na faixa etária entre 25 e 64 anos” afirma a supervisora. Acrescentando que pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Durante a ida ao ginecologista que deve ocorrer pelo menos uma vez durante o ano, a mulher além da prevenção ao câncer de colo de útero pode também, solicitar o exame de mama.” É um direito da mulher durante a visita ao médico conversar e solicitar o rastreamento, principalmente as que estão na faixa etária entre 50 a 69 anos. As que estão abaixo dos 50 anos podem realizar o exame desde recomendado pelo médico ou se houver histórico na família ou alguma suspeita”, disse Fernanda.

Com uma jornada tripla muitas vezes sobra pouco tempo para se cuidar, porém a mulher não pode esquecer que para viver mais e com saúde é preciso ter qualidade de vida. Então, além dos exames médicos, deve colocar em sua agenda as atividades físicas, pelo menos 30 minutos diariamente.

A alimentação saudável e balanceada deve fazer parte do seu dia a dia, evitando o uso do sal em excesso, gordura, produtos industrializados, como também reduzir o uso de álcool e tabaco. E manter o peso equilibrado. “Os exames médicos, a alimentação balanceada, a prática de atividade física, aliada ao lazer são importantes e contribuem para o bem-estar e o equilíbrio emocional”, concluiu.

Exames regulares

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
- A servidora Iraci Souza sabe muito bem que não deve se descuidar da saúde e, para isso, todo ano faz os exames que nenhuma mulher deveria deixar de fazer para detectar algumas doenças como câncer de mama e colo de útero, entre outras doenças.

 

“Todos os anos reservo um tempo para cuidar da minha saúde, como citologia, mamografia, colposcopia e outros. Eles são importantes. Temos que nos cuidar, para ter uma vida saudável”, concluiu Iraci.