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Mais de 20 mil alunos são beneficiados com Educação Emocional e Social em Arapiraca
O município de Arapiraca, localizado no Agreste alagoano, com uma população de 231 mil habitantes, desperta para uma nova e importante fase na construção de uma educação mais inclusiva, inovadora e cidadã. A iniciativa da Prefeitura Municipal, que tem como parceiros o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) e da organização Inteligência Relacional, permitirá que mais de 20 mil alunos, do 1º ao 7º ano da rede municipal, possam conhecer e aprender a lidar com suas emoções, buscando-se, assim, a redução da violência, a melhoria da aprendizagem e a construção da paz.
A Metodologia Liga Pela Paz, que por meio da Educação Emocional e Social, desenvolve o respeito, o diálogo, o afeto, a ética e a tolerância, passa a ser uma realidade em Arapiraca. Seminário de Sensibilização, Formação Inicial, Acompanhamento Pedagógico, Formação Continuada e Avaliação de Resultados são etapas da metodologia que se relacionam e complementam, garantindo os bons resultados da iniciativa. A cidade vem conseguindo mobilizar cerca de 800 professores que irão aplicar a metodologia em 57 escolas municipais. A comunidade escolar irá acolher, a exemplo das mais de 2.000 unidades de ensino parceiras da metodologia espalhadas pelo país, um novo cenário, buscando aprimorar habilidades sociais e emocionais que possam gerar harmonia e desenvolvimento humano e social.
Ação inovadora e preventiva
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da educação”, disse.
De acordo com Jardel Aderico, secretário
estadual de prevenção à violência, é também uma ação educativa preventiva
Com 34 anos dedicados ao magistério, a secretária municipal de educação, Maria Gorete Queiroz, fala do significado da implantação da metodologia no currículo escolar. “Muito positiva a aceitação de todos os profissionais da Educação. A expectativa da nossa prefeita Célia Rocha, que abraçou com carinho essa proposta, é a de que possamos melhorar ainda mais os indicadores educacionais na rede de ensino, o envolvimento entre família, escola e comunidade, assim como a relação entre professor e aluno. Arapiraca avança com esse trabalho”, explica.
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Bons resultados
Dos dias 25 de fevereiro a 05 de março, foi realizada a Formação Inicial da Metodologia Liga Pela Paz, com duração de 16 horas, para cerca de 1.000 gestores e educadores que irão implantar a Educação Emocional e Social na comunidade escolar. A formação ficou a cargo da equipe da Inteligência Relacional, composta pelas consultoras pedagógicas, Domitila Gonzaga, Amanda Oliveira, Caren Domingues e Lauren Ribeiro, pela coordenadora local, Rosângela Ribeiro, pela coordenadora regional do polo Nordeste, Maíse Cordeiro, e pela Líder Pedagógica, Maria Tereza Belchior. Um momento importante e fundamental em que foi possível ganhar a confiança de gestores e educadores e ainda ampliar as expectativas de transformação no ambiente escolar.
Gleyson Amaral do Nascimento, coordenador local da Metodologia Liga Pela Paz em Arapiraca
e membro da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação, reforça que a metodologia permite aos alunos compreender suas emoções e lidar melhor com elas. “A partir do momento em que a gente começa a trabalhar com essas crianças, elas vão crescer e se tornar adultos cientes de suas emoções. Vão se tornar cidadãos, conhecedores de seus deveres, de seus direitos”. Ele afirma ainda que a iniciativa dá a possibilidade de uma transformação, não apenas na rede de ensino municipal de educação, mas na sociedade.pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
Importância da Educação Emocional e Social na voz dos educadores
Seguem abaixo os depoimentos de alguns educadores que participaram da Formação Inicial da Metodologia Liga Pela Paz nas escolas municipais. Um retrato fiel à relevância do trabalho que será desenvolvido na cidade de Arapiraca em 2016.
Afetividade
Patrícia Olivense de Andrade, da Escola Prof. Mário César Fontes, cujo mestrado trata da afetividade com base no filósofo chileno Juan Casassus, fala com entusiasmo e espera colocar tudo em prática. Ela enfatiza que antes de se trabalhar as emoções dos alunos é preciso olhar também para os professores. “Muitas doenças sentidas pelo professor, como estresse, síndrome do pânico, tem origem nas emoções. A Liga Pela Paz vai ajudá-los muito.” A educadora reforça a importância do conteúdo desenvolvido e considera o material bastante dinâmico, com linguagem acessível às crianças, com potencial de trabalho em todas as disciplinas.
Família participativa
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Já para o educador Elinson Soares de Araújo, da Escola Prof. Benildo B. Medeiros, existe uma carência em humanização na rede pública de ensino de Alagoas. “Esse rico conteúdo pedagógico traz a paz para a escola e os professores. Há uma angústia porque muitos profissionais não têm a sensibilidade para lidar com certas situações e optam por um caminho de entregar as crianças para a direção escolar”, exemplifica. Ele diz ainda que a maioria desses conflitos que ocorrem em sala de aula tem origem na família, a qual precisa ser convidada para participar também desse processo de aprendizagem das emoções.
Transformação
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Atividades Psicopedagógicas
Dinâmicas inovadoras desenvolvem a consciência corporal e o reconhecimento das emoções. É o momento de integrar, desinibir, “quebrar o gelo”, divertir, refletir, aprender, presentar, promover o conhecimento, incitar a aprendizagem e aquecer. Estas atividades são uma resposta às necessidades lúdicas nas interações em grupos e são propostas de acordo com os objetivos dos encontros. Por isso são abordadas de forma atrativa, lúdica e pedagógica.
Transdisciplinaridade e o enfrentamento dos desafios na educação
De acordo com o estudo recente “Analfabetismo no Mundo do Trabalho”, do Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa, um a cada quatro brasileiros pode ser considerado analfabeto funcional. Ou seja, apenas 8% dos pesquisados mostraram domínio máximo em Português e Matemática. Nesse contexto temos a Metodologia Liga Pela Paz, que contribui para o enfrentamento desse imenso desafio. Esse é o pensamento da professora de Matemática Verônica Malaquias, da Escola Hugo José Camelo Lima. “É uma metodologia transdisciplinar, isto é, pode ser muito bem usada em qualquer disciplina, a exemplo da Matemática, pois lida diretamente com as emoções do indivíduo e contribui para o aprendizado”, enfatiza Verônica.
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AGAPI E METODOLOGIA LIGA PELA PAZ: Juntos fazendo a diferença para a infância em Arapiraca
A Saúde é a porta de entrada para um dos programas socioeducativos mais significativos de Alagoas, o AGAPI – Arapiraca Garante a Primeira Infância. E o município agora passa a ter uma nova iniciativa que conversa diretamente com as prioridades do programa: a Metodologia Liga Pela Paz.
“O AGAPI ganha um grande aliado com a chegada da Metodologia Liga Pela Paz. Entendo que são duas ações que se complementam para promover a saúde e a educação na primeira infância, a gênese de tudo. São trabalhos que se coadunam. Não é uma luva para a mão, mas sim a mão direita trabalhando com a mão esquerda”, comenta a coordenadora do AGAPI, a historiadora Gineide Castro.
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Para a líder da área pedagógica da Metodologia Liga Pela Paz, Maria Tereza Belchior, a Inteligência Relacional apresenta um forte diálogo com as bases teóricas do AGAPI. “Durante o processo de formação dos professores ficou clara a interação e os objetivos dos dois programas. Temos uma grande conexão na medida em que trabalhamos com a base da neurociência, com o desenvolvimento inicial da criança e todas as frentes de atuação que conversam entre si com o objetivo único de promover a saúde, a educação e o desenvolvimento social e emocional das crianças e suas famílias”, relata Maria Tereza.
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