/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Grupo prioritário para vacinação da H1N1 chega a 199 mil na capital

Por Redação com TNH1 25/04/2016 17h05 - Atualizado em 25/04/2016 20h08
Foto: Cortesia
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Eunice Amorim, garantiu, nesta segunda (25), que cerca de 199 mil pessoas do grupo prioritário receberão a vacina contra a gripe H1N1, em Maceió.

Desde o início da manhã, diversas pessoas compareceram aos postos e locais de vacinação. Gestantes, crianças, idosos e diversos outros grupos prioritários formaram filas gigantescas para garantir a dose da vacina.

Segundo a coordenadora, a ação tumultuada deste primeiro dia de vacinação é natural e tende a ser amenizada nos próximos dias, já que a vacinação vai até o dia 20 de maio.

“Como hoje é o primeiro dia, todo mundo vai tomar ao mesmo tempo, com medo de a vacina acabar. Mas estamos com a meta de vacinar 199 mil pessoas do grupo prioritário e receberemos as doses em partes até o final do processo”, garantiu.

Eunice Amorim também disse que o tumulto do primeiro dia da campanha de vacinação pode ser decorrente também de “pessoas que não são do grupo de prioritários comparecerem aos postos de vacinação” para tentar garantir uma dose da vacina.

GRUPO PRIORITÁRIO

Confira quem faz parte do grupo prioritário para receber a imunização contra a gripe H1N1:

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

- Gestantes;

- Trabalhador de saúde;

- Povos indígenas;

- Idosos (com 60 anos ou mais de idade);

- População privada de liberdade;

- Funcionários do sistema prisional;

- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
- Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).