/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Ex-ministro Guido Mantega é levado para depor na PF

Por Redação com R7 09/05/2016 11h11 - Atualizado em 09/05/2016 15h03
Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil
Agentes da Polícia Federal e integrantes do Ministério Público Federal cumpriam mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva no Distrito Federal, em São Paulo e em Pernambuco, na manhã desta segunda-feira (9), em mais uma fase da Operação Zelotes. Um dos alvos é a empresa Cimento Penha, cujo dono é Victor Garcia Sandri, amigo do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que está entre as pessoas levadas para prestar depoimento.

As investigações indicam que a empresa do amigo do ex-ministro teria pago propina ao conselheiro do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, Valmar Fonseca de Menezes para conseguir abatimento em uma dívida de R$ 106 milhões junto à Receita Federal.

Os procuradores apuraram que Menezes e outro conselheiro, José Ricardo da Silva, foram nomeados por Guido Mantega para a câmara que analisou o pedido da Cimento Penha. Silva, inclusive, já foi condenado na Zelotes. O ex-ministro e a empresa dele já tiveram os sigilos fiscal e bancário quebrados por ordem da Justiça.

Em e-mails interceptados pela Zelotes, o empresário Victor Sandri menciona o nome de Mantega em conversas com o então conselheiro Valmar. As investigações teriam encontrado pagamento de R$ 15 milhões para empresa de auditoria e consultoria vinculada a Valmar.