/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Marcação cerrada do Palmeiras rende vitória fora de casa contra Sport

Por Globo Esporte 05/07/2016 10h10 - Atualizado em 05/07/2016 13h01
Foto: Marlon Costa/Futura Press
Em pouco mais de 90 minutos contra o Sport, na noite desta segunda-feira, o Palmeiras teve a vitória ameaçada por pouquíssimo tempo na Ilha do Retiro. É que o extremamente ofensivo time de Cuca mostrou sabedoria para não se expor jogando fora de casa. Resultado: 3 a 1.

A primeira mostra de inteligência tática veio na escalação – que só foi divulgada depois de muito suspense, aliás. Em vez de um meio-campo com Cleiton Xavier, como foi na merecida derrota para o Cruzeiro, o treinador optou por dar mais segurança à defesa com o bom marcador Thiago Santos, que tinha a ajuda ainda dos polivalentes Moisés e Tchê Tchê.

Protegida defensivamente, a equipe tinha liberdade no ataque com os velozes Gabriel Jesus, Róger Guedes e Erik. O último substituía Dudu, vetado por fadiga muscular, e correspondeu à rara oportunidade recebida. Numa ótima tabela iniciada por ele próprio, ele recebeu de volta de Gabriel Jesus e abriu o placar aos dez minutos.


Entrando em campo com Thiago Santos na marcação, e Erik e Gabriel Jesus lado a lado na frente

Ficou ainda mais difícil para o Sport furar a marcação palmeirense. Principalmente porque os atacantes se esforçavam atrás também. Róger Guedes fez desarmes consecutivos e liderou uma linha de impedimento! Em seguida, foi chamado por Cuca para uma mudança tática: Erik e ele passariam a jogar nas pontas, com Gabriel Jesus mais centralizado.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Tudo bem até os 13 minutos do segundo tempo, quando, num lance estabanado do estreante Yerry Mina, essa marcação foi vazada. O zagueiro colombiano parece ter qualidade e até foi elogiado por seu novo comandante depois do jogo, mas abandonou a área em momentos desnecessários e não foi bem no gol do meia rubro-negro Gabriel Xavier.
 
Em determinado momento da primeira etapa, Cuca reforçou a marcação pelos lados e centralizou Gabriel Jesus

Pouco depois, Cuca, que já havia sido forçado a substituir o lesionado Moisés por Matheus Sales, deu nova força ofensiva ao Palmeiras, colocando Cleiton Xavier no lugar de Jean. O lateral, com indisposição estomacal, saiu correndo direto para o vestiário.

O Sport, motivado pelo empate e pelo ânimo renovado de sua torcida, jogou-se ao ataque e pagou caro. Num contra-ataque, Gabriel Jesus mexeu de novo no placar após desarme e bom passe de Thiago Santos. Apenas seis minutos mais tarde, o atacante sofreu pênalti e viu Cleiton Xavier ampliar a vantagem.

Daí até o apito final, o Palmeiras administrou o resultado, algo que não soube fazer no duelo com o Coritiba, em que sofreu empate nos acréscimos. O Palmeiras de Cuca é um time novo, mas que lidera o Campeonato Brasileiro com méritos e está cada vez mais maduro. Dentro e, aparentemente, agora também fora de casa.