/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Estudantes conscientizam população sobre os males do tabagismo

Por Assessoria 16/08/2016 18h06 - Atualizado em 16/08/2016 21h09
Foto: Asscom
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realiza nos dias 29 e 30 de agosto, uma série de atividades voltadas à conscientização da sociedade sobre os males do tabagismo.

Na segunda-feira (29), a partir das 8h, alunos do 3º ano do curso de enfermagem estarão no Centro da cidade realizando ações de conscientização e distribuição de panfletos com orientações educativas e de promoção da saúde.

Os alunos também estarão realizando testes de grau de dependência de nicotina. “Nos casos em que for identificado um índice elevado, o cidadão será orientado a participar do Núcleo de Prevenção e Apoio à Cessação do Tabagismo (PrevFumo) da Uncisal que de forma gratuita atua no combate ao tabagismo”, destacou a professora do curso de enfermagem Amanda Macêdo.

Na terça-feira (30), no auditório Emil Burihan, situado no térreo do prédio sede da Universidade haverá uma palestra com Vetrúcia Teixeira, coordenadora do Núcleo de Controle e Prevenção do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Entre os pontos abordados será debatida a questão biológica, social e econômica do tabagismo assim como dados sobre os usuários de tabaco no Estado de Alagoas.

O coordenador do PrevFumo, professor George Márcio também apresentará as atividades desenvolvidas no núcleo e dará orientações àqueles que desejam deixar o vício.

“Grupos volantes estarão circulando no prédio sede da Uncisal para orientar servidores e estudantes sobre os malefícios do fumo e sobre a importância de manter hábitos saudáveis”, destacou Amanda Macêdo.

No hall Central da Uncisal estudantes vão aplicar o teste de grau de dependência de nicotina além de realizar aferição de pressão e de peso.

PrevFumo
Para participar do Núcleo de Prevenção e Apoio à Cessação do Tabagismo (PrevFumo) que, de forma gratuita aborda os aspectos relativos à dependência, como a síndrome da abstinência e estratégias para diminuir seus efeitos, os interessados devem ligar às quintas-feiras, pela manhã, para o número 3315-6725.