/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Prefeitura de Arapiraca negocia com Estado o atendimento aos pacientes com câncer no Chama

Por Redação 06/09/2016 16h04 - Atualizado em 06/09/2016 19h07
Foto: Junior Silva/ Portal Já é Notícia
A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Arapiraca informou ao Portal Já é Notícia que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está dialogando com o Estado para restabelecer o atendimento pelo SUS aos pacientes com câncer no Centro de Atendimento Médico Manoel André (Chama). Segundo o órgão, se trata de um repasse do governo que está atrasado. Mas já está havendo um entendimento no sentido de resolver o impasse.

A suspensão dos antedimentos no setor de quimioterapia da unidade ocorreu nesta segunda-feira (05). Segundo a direção, o motivo foi a falta de repasses públicos.

Em 2015, a médica oncologista Berta Mendes, responsável técnica pelo setor de Oncologia do Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA), alertou que o tratamento aos pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) poderia ser suspenso em Arapiraca a qualquer momento por falta de recursos.

A assessoria da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) enviou uma nota de esclarecimento ao Portal Já é Notícia. Confira:

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informa que já efetuou o repasse de recursos referente ao mês de agosto para a Secretaria de Saúde de Arapiraca, a quem cabe fazer a transferência para o Hospital Chama, uma vez que a saúde é municipalizada e a contratualização da oncologia é realizada entre a unidade hospitalar do município.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Em Arapiraca, além do Hospital Chama, o outro serviço habilitado para o tratamento do câncer pelo SUS é o Hospital Afra Barbosa.