/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Beleza, criatividade e sustentabilidade marcam desfile do 16 de setembro

Por Agência Alagoas 16/09/2016 14h02 - Atualizado em 16/09/2016 17h05
Foto: Valdir Rocha
Um show de criatividade, beleza, harmonia e alegria, mas sem deixar de lado os alertas em prol da preservação ambiental. Assim foi o desfile da emancipação de Alagoas na manhã desta sexta-feira (16) no bairro de Jaraguá.

Diversos temas ligados à sustentabilidade foram abordados pelas escolas distribuídas nos 42 pelotões que percorreram a Rua Sá e Albuquerque. A Escola Floriano Peixoto, de Atalaia, da 4ª Gerência Regional de Educação (Gere) chamou atenção para os riscos do desmatamento e distribuiu mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

A 8ª Gere destacou a importância da preservação da água com a Escola Lucilo José Ribeiro, de São José da Tapera, enquanto a Escola Santos Dumont, da 12ª Gere, em Rio de Largo, levou para a avenida uma réplica do 14 Bis.

A reciclagem foi tema da 5ª, 9ª e 13ª Geres, com sede em Arapiraca, Penedo e Alta Maceió – a Escola Adeilza Maria, da 13ª Gere, e a Ernani Méro, de Penedo, trouxeram para Jaraguá um desfile de moda com vestidos sustentáveis feitos de copos de plástico, CDs e garrafas pet.

Já a 3ª Gere, de Palmeira dos Índios, trouxe para a avenida a cultura indígena com a apresentação do toré da comunidade Xucuru-Kariri e da Escola Pajé Miguel Celestino. “É muito gratificante comemorar o aniversário de nosso estado e apresentar ao público a nossa cultura”, disse a diretora Luci Souza.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A gerente da 4ª Gere, Rosileide Queiroz, ressaltou a importância de se unir a data cívica a um trabalho de conscientização. “Quisemos trazer o trabalho desenvolvido pelas escolas para toda a população alagoana e esperamos que as pessoas que receberam essas mudas continuem este trabalho, que trará benefícios para as gerações futuras”, declarou.

Público – O público presente ao evento aprovou as apresentações do desfile. “Venho todo ano e não perco nenhum desfile. Gostei muito da banda da PM e da beleza das escolas”, falou Quitéria Vasconcelos.

O comerciante Jorivaldo Brito trouxe o filho para acompanhar o evento. “Sou baiano e quando criança sempre desfilei no 7 de setembro. Aqui em Alagoas, faço questão de repassar essa tradição para meu filho”, revelou.

Já Severino Inácio da Silva trouxe toda a família para acompanhar a neta Gabriele, que desfilou pela escola particular Maria de Fátima, na Ponta Grossa. “Todo ano assistimos ao desfile e hoje não podia perder a participação de minha neta. Estamos muito felizes”, confidenciou.