/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |
Mercado está otimista com a Black Friday 2016, indica pesquisa do Google
O sucesso da Black Friday de 2015 – faturamento de R$ 1,6 bilhão e mais de 3 milhões de transações na data de promoções – deve se repetir este ano. É o que indica pesquisa do Google sobre o comportamento do consumidor brasileiro na Black Friday, encomendada à Provokers, que ouviu quase 800 brasileiros, de 18 a 54 anos, das classes A, B e C, em todo o país, durante o mês de agosto.
Este ano, mesmo com a crise e até por causa dela, o mercado está otimista com a Black Friday: três em cada quatro consumidores online se dizem engajados ou animados com a edição 2016. Os números indicam que, mesmo com a queda geral no consumo, as vendas continuam crescendo nas datas especiais: aumentaram 8% no Dia das Mães, 12% no Dia dos Pais e 16% no Dia dos Namorados e com a Black Friday não será diferente. Além disso, as buscas no Google indicam que o consumidor está se planejando cada vez mais para as compras, com uma crescente preocupação com preço: do início de 2014 ao início deste ano, as buscas por este critério aumentaram cerca de 700%. No Brasil, os consumidores online já somam quase 40 milhões, três quartos dos quais já participaram de alguma edição da Black Friday. A adesão é crescente. Em 2012, o percentual de consumidores online que comprou na Black Friday foi de 22%, enquanto em 2015, foi de 64%. Em termos de buscas, três em cada quatro consumidores online fizeram pesquisas na Black Friday de 2015.
Os fatores mais considerados na hora da decisão da compra são: preço (42%), possibilidades de parcelamento (21%) e custo do frete (17%). Quando esses três são similares, 63% dos consumidores optam pelo site mais confiável para colocar seus dados pessoais, o que pode ser explicado pelo gasto médio alto. A pesquisa mostra que o gasto médio do consumidor em 2015 foi de R$ 1.098, o dobro das outras datas sazonais. Quase um quarto dos compradores (23%) teve um gasto médio de R$ 3.041; a maioria (54%) gastou R$ 688,70; e 23% gastou menos de R$ 117,70. Com o consumidor se planejando mais para comprar, a Black Friday deste ano deve crescer ainda mais nos itens de alto gasto médio. Os consumidores que pretendem comprar eletroeletrônicos e eletrodomésticos foram os que mais disseram que pretendem esperar a Black Friday: smartphone (57% pretendem aguardar), informática (58%), TV (55%), Áudio/Vídeo (66%), eletrodomésticos (54%) e eletroportáteis (51%).
Intenção de compra na Black Friday O Google também divulgou uma pesquisa interna com as buscas de itens e marcas na data. Esses dados refletem o comportamento do consumidor online e offline, além do maior planejamento e preocupação pelo preço. De acordo com os resultados, o tamanho e a importância da Black Friday aparecem no volume das buscas do Google: novembro é o responsável pela maior concentração de várias categorias no ano. Em 2015, o destaque foi: Moda (12% a 15% das buscas do ano na categoria), Informática (12%), TV (13%) e Eletrodomésticos (13%). As buscas se concentram ainda mais na semana da promoção: TV (41% das busc as de novembro), Eletrodoméstico (35% a 40%), Informática (35%), Moda (30% a 35%), Smartphones (36%). O segmento de smartphone, que foi responsável por R$ 360 milhões em vendas apenas na sextafeira da última edição da Black Friday, registrou seu maior número de buscas no mês da promoção, com 11%. As operadoras também tiveram seu maior pico de buscas (tanto por lojas físicas como onlines) na Black Friday, superando em 37% o segundo maior pico de buscas do ano (Cyber Monday).
A Black Friday também se caracteriza como o dia do ano com mais buscas por passagens aéreas e pelos programas de pontos como Smiles, Multiplus, etc. Só em 2015, mais de 50 empresas de turismo aderiram à data.
Este ano, mesmo com a crise e até por causa dela, o mercado está otimista com a Black Friday: três em cada quatro consumidores online se dizem engajados ou animados com a edição 2016. Os números indicam que, mesmo com a queda geral no consumo, as vendas continuam crescendo nas datas especiais: aumentaram 8% no Dia das Mães, 12% no Dia dos Pais e 16% no Dia dos Namorados e com a Black Friday não será diferente. Além disso, as buscas no Google indicam que o consumidor está se planejando cada vez mais para as compras, com uma crescente preocupação com preço: do início de 2014 ao início deste ano, as buscas por este critério aumentaram cerca de 700%. No Brasil, os consumidores online já somam quase 40 milhões, três quartos dos quais já participaram de alguma edição da Black Friday. A adesão é crescente. Em 2012, o percentual de consumidores online que comprou na Black Friday foi de 22%, enquanto em 2015, foi de 64%. Em termos de buscas, três em cada quatro consumidores online fizeram pesquisas na Black Friday de 2015.
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Intenção de compra na Black Friday O Google também divulgou uma pesquisa interna com as buscas de itens e marcas na data. Esses dados refletem o comportamento do consumidor online e offline, além do maior planejamento e preocupação pelo preço. De acordo com os resultados, o tamanho e a importância da Black Friday aparecem no volume das buscas do Google: novembro é o responsável pela maior concentração de várias categorias no ano. Em 2015, o destaque foi: Moda (12% a 15% das buscas do ano na categoria), Informática (12%), TV (13%) e Eletrodomésticos (13%). As buscas se concentram ainda mais na semana da promoção: TV (41% das busc as de novembro), Eletrodoméstico (35% a 40%), Informática (35%), Moda (30% a 35%), Smartphones (36%). O segmento de smartphone, que foi responsável por R$ 360 milhões em vendas apenas na sextafeira da última edição da Black Friday, registrou seu maior número de buscas no mês da promoção, com 11%. As operadoras também tiveram seu maior pico de buscas (tanto por lojas físicas como onlines) na Black Friday, superando em 37% o segundo maior pico de buscas do ano (Cyber Monday).
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Últimas Notícias
Cidades
Forte chuva faz cidade de SP 'anoitecer' por volta das 17h e deixa mais de 130 mil imóveis sem luz
Arapiraca
IML de Arapiraca aguarda parentes para liberar corpos de dois homens para sepultamento
Cidades
Prefeitura de Penedo paga salário de novembro nesta sexta-feira (29)
Cidades
Sefaz apreende mercadorias avaliadas em mais de R$ 500 mil no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares
Brasil / Mundo
Sargento à paisana em dia de folga é assassinado a tiros no Rio de Janeiro
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração Jomart Atacarejo
TV JÁ É