/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

500 militares do exército são dispinibilizados para municípios alagoanos nas eleições

Por Redação com Gazetaweb 30/09/2016 16h04 - Atualizado em 30/09/2016 19h07
Foto: Divulgação
O Exército Brasileiro, por meio do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado (59ª Bimtz), informou à Gazetaweb, nesta sexta-feira (30), que disponibilizou 500 militares para atuar durante todo o domingo de votação, em municípios do interior do estado. Segundo a assessoria do batalhão, o efetivo foi planejado a partir do pedido de tropas federais formulado junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) para 13 municípios alagoanos.

A assessoria do 59ª Bimtz informou também que o plano operacional tem como base a necessidade de cada município, considerando-se, por exemplo, o número de locais de votação. "No Pilar, por exemplo, o número é mais alto, já que são 11 locais. Por isso, o efetivo para este município será maior", informou.

Ainda segundo a assessoria, até o momento, apenas seis municípios alagoanos foram autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a receber militares do Exército. "Estamos aguardando a autorização referente aos demais. Caso não sejam autorizados, iremos fazer outro planejamento", emendou.

Neste sábado (1°), os militares que irão para Canapi, Inhapi e Mata Grande irão sair do quartel, em Maceió, às 7h30. Já o pelotão que sairá para Tanque D'Arca, Rio Largo e Pilar ainda não tem previsão para deixar a capital - a expectativa, no entanto, é a de que os militares embarquem até o início da madrugada do domingo.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Solicitaram tropas federais os municípios de Pilar, Boca da Mata, Mata Grande, Rio Largo, Piaçabuçu, Japaratinga, Canapi, Inhapi, Tanque D'Arca, Palmeira dos Índios, Chã Preta, Maragogi e Limoeiro de Anadia.