/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Fapeal divulga editais para fortalecer pós-graduação alagoana

Por Agência Alagoas 17/10/2016 16h04 - Atualizado em 17/10/2016 19h07
Foto: Ascom
Implementar mudanças na rota científica alagoana. Esta foi uma das metas alcançadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) em 2016. Com o aporte de cerca de R$ 8 milhões de insumos voltados à área da ciência, tecnologia e inovação, a Fapeal tem estendido seus investimentos.

Para suprir as demandas locais e elevar o nível da pós-graduação, um dos editais lançados este ano foi o de ‘Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos’. Sua operacionalização auxilia financeiramente as revistas desenvolvidas por programas da pós-graduação stricto sensu, reconhecidas pelo Ministério da Educação.

A Revista Crítica Histórica foi uma das contempladas com recursos da Fapeal. O Centro de Pesquisa e Documentação Histórica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) iniciou sua elaboração em 2010, montando a linha editorial e sua concepção ideológica. O periódico é publicado semestralmente, sob a direção das professoras Michelle Macedo e Flávia Carvalho.

A Crítica Histórica apresenta conteúdos da História e áreas afins. A cada semestre é proposto um dossiê temático. A publicação também recebe textos em fluxo contínuo, entre artigos e resenhas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
No intuito de potencializar o trabalho realizado, as docentes enxergaram no edital da Fapeal uma oportunidade de aperfeiçoar sua criação e qualificação, garantindo a continuidade das atividades. Com os subsídios fornecidos pelo Governo de Alagoas, por meio da Fundação, será possível internacionalizar a revista.

Assim como a Crítica Histórica, a Latitude foi aprovada na chamada. Ela integra as atividades extracurrilares do programa de pós-graduação em Sociologia da Ufal e possui como editores os professores Fernando Rodrigues e Paolo Totaro.

A Latitude iniciou suas publicações em 2007, com o intuito de divulgar a produção científica qualificada, porém, buscando referências interdisciplinares em suas divulgações. O professor Fernando Rodrigues explica que o principal aspecto de seleção é identificar artigos decorrentes de pesquisas científicas de diferentes áreas.

Produtos significativos

A existência da publicação auxilia na sensibilização de determinados agentes públicos, ONGs, movimentos sociais e agentes de mercado para a importância das pesquisas nas tomadas de decisões e na realização de escolhas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
A partir destes produtos, o periódico tem auxiliado a inserir temáticas positivas no Programa de Pós-Graduação, mas, também, consegue ampliar o espaço de publicação, tanto para a produção das universidades alagoanas, como de importantes pesquisadores nacionais e internacionais, refletindo no aumento de intercâmbios acadêmicos e nas possibilidades de especialização dos pesquisadores.

Fernando Rodrigues cita que o apoio da Fapeal, por meio destes editais, é fundamental para a divulgação da atividade científica, criando áreas de debates sobre as realidades alagoana e brasileira. “É urgente criarmos novos espaços de discussão sobre a realidade alagoana e regional em bases científicas, reduzindo os achismos”, explica o professor.

O Governo do Estado, por intermédio da Fapeal, atua no cenário da educação superior, buscando oportunizar a construção de uma nova Alagoas, que tem condições e fomento para promover pesquisas de nível internacional.