/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Secretária do Estado da Saúde acerta detalhes da reforma do Hemoar, em Arapiraca

Por Agência Alagoas 01/11/2016 16h04 - Atualizado em 01/11/2016 19h07
Foto: Agência Alagoas
A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, reuniu-se, nesta terça-feira (1º), com os supervisores do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) para acertar os últimos detalhes da reforma da unidade. Os trabalhos devem ser iniciados na segunda quinzena de novembro, após a transferência do serviço de coleta de sangue para o Laboratório Municipal, que também está localizado na Rua Geraldo Barboza Lima, no Centro de Arapiraca.

Com a ampliação, a área física do Hemoar passará dos atuais 322 m² para 487 m² e a sala de coleta terá capacidade de atender até seis doadores, de forma simultânea. A obra de reforma do Hemoar está orçada em R$ 663.772,62 e será de responsabilidade de Inove Construções, empresa vencedora da licitação.

O Hemocentro de Arapiraca recebe, em média, mil doações sanguíneas por mês, para abastecer hospitais e maternidades dos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde. Com isso, são beneficiados moradores do Agreste e Sertão, inclusive a Unidade de Emergência do Agreste, referência em atendimentos de traumas.

Durante a reunião ficou acordado que, na sexta-feira (4), Rosangela Wyszomirska fará visita técnica ao local. “Com a reforma, estaremos assegurando mais qualidade e conforto para dos doadores de sangue e servidores do Hemoar”, salientou a secretária de Estado da Saúde.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Adequações – De acordo com Roseane Mendes, supervisora do Hemoar Arapiraca, o Laboratório Municipal de Arapiraca está passando por adequações para receber, provisoriamente, a estrutura do Hemocentro Regional de Arapiraca. No local – cedido pela Secretaria de Saúde de Arapiraca – irá funcionar todo o ciclo de sangue, até a conclusão da reforma.

Já a parte administrativa será transferida para um galpão alugado.

“Nesta reunião ficou determinado como irá ocorrer a transferência do Hemoar para o Laboratório Municipal de Arapiraca, onde irá funcionar todo o ciclo do sangue, como o serviço social, recepção, atendimento médico e triagem hematológica”, ressaltou Roseane Mendes.

De acordo com Verônica Guedes, gerente da Hemorrede, a reunião foi proveitosa, uma vez que a equipe precisava realizar os últimos detalhes para o início da reforma. “Discutimos também sobre o andamento dos processos necessários para equipar o Hemoar, que receberá novo mobiliário após a reforma”, explicou.