/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |
Aluna de escola estadual de Alagoas é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa
A proposta de uma vida digna entre esporte e moradia. Este foi o título e a ideia defendida, sobre ‘o lugar onde vive’, no artigo de opinião que levou a estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos, Isabele Tenório Santos a se tornar uma dos 38 finalistas do gênero “Artigo de Opinião” na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP), que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro deste ano, em Brasília. Outra alagoana classificada para a final nesta mesma categoria foi Natália Samara Nobre, do Instituto Federal de Educação (IFAL), Campus Arapiraca.
O resultado foi divulgado após participação da jovem na etapa regional da OLP, em São Paulo, onde estiveram reunidos todos os semifinalistas da categoria “Artigo de Opinião”.
O resultado foi divulgado após participação da jovem na etapa regional da OLP, em São Paulo, onde estiveram reunidos todos os semifinalistas da categoria “Artigo de Opinião”.
A estudante passou por várias etapas até a final. A inicial, na própria escola, concorreu com cerca de 300 redações das dez turmas dos 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, que passaram por uma banca examinadora interna, com professores da própria unidade, a qual selecionou oito textos. Estes passaram por uma nova banca, externa, que elegeu a redação da Isabele para representar a escola.
A redação também passou pelo crivo da equipe da 2ª Gerência Regional de Educação (Gere) e em seguida, pela comissão estadual, na própria Secretaria de Estado da Educação (Seduc), até chegar à etapa regional, que aconteceu no último dia 27 de outubro, em São Paulo, onde foram reunidos 125 estudantes semifinalistas vindos de todo o país.
Defesa do esporte
Mesmo com toda timidez e ainda sem acreditar na sua façanha, a jovem Isabele, de 17 anos, abordou em seu texto a problemática vivida por ela e seus vizinhos do bairro Humberto Alves, que viram a principal área utilizada para a prática esportiva ser desapropriada para construção de casas populares.
“Defendi o esporte, pela saúde e pelo lazer, pois somos carentes destes espaços. Enquanto defendia o artigo, vi o espaço ser transformado. Mas estou feliz pela conquista da OLP e estou aproveitando esta experiência enriquecedora. Nas oficinas em São Paulo, tivemos muitas delas para o aprimoramento de nossos textos, aprendizados que levarei para o resto da vida”, declarou Isabele, mostrando as medalhas conquistadas.
O resultado alcançado por Isabele encheu de orgulho toda a escola. Direção, coordenação e professores vibraram com a conquista, em especial a professora de Língua Portuguesa e orientadora na olimpíada, Camilla Cruz, que incentivou a garota em cada etapa.
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Defesa do esporte
Mesmo com toda timidez e ainda sem acreditar na sua façanha, a jovem Isabele, de 17 anos, abordou em seu texto a problemática vivida por ela e seus vizinhos do bairro Humberto Alves, que viram a principal área utilizada para a prática esportiva ser desapropriada para construção de casas populares.
“Defendi o esporte, pela saúde e pelo lazer, pois somos carentes destes espaços. Enquanto defendia o artigo, vi o espaço ser transformado. Mas estou feliz pela conquista da OLP e estou aproveitando esta experiência enriquecedora. Nas oficinas em São Paulo, tivemos muitas delas para o aprimoramento de nossos textos, aprendizados que levarei para o resto da vida”, declarou Isabele, mostrando as medalhas conquistadas.
O resultado alcançado por Isabele encheu de orgulho toda a escola. Direção, coordenação e professores vibraram com a conquista, em especial a professora de Língua Portuguesa e orientadora na olimpíada, Camilla Cruz, que incentivou a garota em cada etapa.
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Trabalho em equipe
De acordo com a diretora da Ana Lins, Maria Josimere Mendonça, a preparação dos estudantes da Escola Estadual Ana Lins para a OLP Escrevendo o Futuro foi um trabalho em equipe, a partir dos trabalhos de produção escrita, em sala de aula, e também no laboratório de Língua Portuguesa, realizado no contraturno das aulas.
“O foco está na preparação e o resultado é fruto de muito trabalho, a partir da 1ª série do Ensino Médio. Além das produções em sala de aula, seminários, temos o laboratório com a professora Flora desde o ano passado, e ainda o nosso projeto literário, que ajuda na produção textual e leitura, com reprodução no teatro, musicais e cinema”, pontuou a diretora.
Olimpíada
Realizado pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o programa visa aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público.
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
Últimas Notícias
Cidades
Programa Pet Amigo leva informações para estudantes da Ponta Mofina, em Penedo
Brasil / Mundo
Jovem do Pará morre na Ucrânia atuando como voluntário na guerra
Cidades
Operação conjunta prende acusado de matar homem por dívida em compra de vaca em Pão de Açúcar
Cidades
Obreiro de igreja é morto com vários tiros dentro de casa em Teresina
Brasil / Mundo
Médico é suspeito de matar a própria mãe de 74 anos
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração Jomart Atacarejo
TV JÁ É