/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Após impasse, vaquejada de Pilar é transferida para Pernambuco

Por Redação com G1 Alagoas 15/11/2016 07h07 - Atualizado em 15/11/2016 13h01
Evento em Serrinha (BA), que tem dois parques de vaquejada e o maior evento do Nordeste; prefeitura - Foto: Divulgação/Eduardo Freire/BBC
Após o impasse judicial que impede a realização de vaquejadas em Alagoas, a Associação Brasileira de Criadores de cavalo Quarto de Milha (ABQM), a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) e a Associação Alagoana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ALQM) decidiram transferir o evento que estava marcado para acontecer em Pilar para a cidade de Bezerros, em Pernambuco.

Segundo a nota encaminhada pela ABQM e ALQM, a transferência do evento, que faz parte do 14º Campeonato Brasileiro de Vaquejada, foi a medida encontrada para garantir a realização da etapa e amenizar os prejuízos financeiros gerados pela decisão judicial que impede a realização da atividade em Alagoas. (Veja abaixo a nota na íntegra).

ABQM e ALQM sobre a transferência da vaquejada do Pilar para Bezerros-PE*

A Associação Brasileira de Criadores de cavalo Quarto de Milha (ABQM) juntamente com a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) e Associação Alagoana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ALQM) lamentam o prejuízo econômico sofrido pela cidade do Pilar-AL. Centenas de competidores e admiradores do esporte estavam programados para participarem do evento, considerado um dos maiores do Brasil, onde a estimativa de movimentação financeira gira em torno de R$ 3 milhões e dois leilões que realizariam R$ 5 milhões em vendas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Os prejuízos pela transferência do 14º Campeonato Brasileiro de Vaquejadas que seria realizada na cidade do Pilar-AL para o município de Bezerros-PE são incalculáveis, onde mais de 500 pessoas ficarão desempregadas, além de proprietários de hotéis e pousadas da região que tiveram centenas de reservas canceladas devido à falta de conhecimento acerca da prática da vaquejada moderna.

A perda de receita, empregos e giro da economia é o resultado da ação prejudicial dos "ativistas", que não passam de irresponsáveis com a nossa população, o empresariado local e a economia do Estado e que desconhecem a realidade da vaquejada moderna.

Não é atoa que a atividade recebeu apoio de grandes instituições em todo o país: Governo de Alagoas, bancada federal alagoana (deputados e senadores, deputados estaduais, Defensoria Pública do Estado de Alagoas, além dos conselhos de medicina veterinário dos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Sergipe, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Piauí, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Alagoas e Paraíba.

Em toda sua existência, a ABQM e a ALQM sempre se caracterizaram por enfrentarem e saírem ainda mais engrandecidas de grandes desafios. O evento será realizado nos dias 24 a 27 de novembro, no Parque Rufina Borba em Bezerros/PE. Somos todos VAQUEJADA!