/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |
Mensalidades escolares vão aumentar entre 10% e 15% em Alagoas
Mesmo com a inflação acumulada nos últimos 12 meses em 7,87% e com a estimativa do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano fechar em torno de 7%, as escolas particulares de Alagoas confirmaram que vão reajustar as mensalidades para 2017 bem acima deste percentual e, por causa disso, terão que se justificar ao Procon.
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Alagoas (Sinepe/AL Básico) informou que o aumento será entre 10% e 15%, que já é superior a este ano (oscilou entre 8% e 12%) e divulga que a crise tem afugentado o alunado e afundado as finanças das unidades. Pelo menos três delas, situadas em Maceió, provavelmente vão encerrar as atividades no ano que vem, segundo o próprio sindicato.
A entidade alega que a inflação é apenas um dos fatores considerados pelas escolas da rede privada quando o assunto é o valor das mensalidades. Outros seriam o preço alto dos insumos, das tarifas bancárias para emissão dos boletos, dos tributos a serem pagos rigorosamente, além do aumento dos salários dos professores (que segue a data-base no mês de março) e o valor da hora-aula, que é alcançado a partir de variações de tamanho da unidade de ensino, quantidade de alunos e dos trabalhadores.
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
"O percentual é alcançado por cada escola conforme os custos que são previstos. Muitas oferecem mais equipamentos e uma melhor infraestrutura aos seus alunos e, por isso, incorporam os gastos nas mensalidades. Além disso, tem o fator da inadimplência, que está alcançando entre 25% e 30% em todo o Estado e agrava ainda mais a situação financeira da rede particular de ensino", revela a presidente do Sinepe/AL, Bárbara Heliodora Costa e Silva.
Ela acrescenta que os pais inadimplentes têm filhos estudando em todas as faixas escolares e muitos somente pagam a matrícula e 'esquecem as mensalidadesm, gerando um grande mal estar entre as partes durante o ano letivo. "As escolas, de acordo com a lei, são obrigadas a ceder a documentação do aluno mesmo que ele esteja inadimplente. Para rever o dinheiro das mensalidades, muitos colégios estão apelando às vias judiciais", comenta.
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Bárbara diz esperar que muitas escolas façam promoções para atrair um bom número de matrículas, aproveitando o pagamento do 13º salário. Atualmente, há mais de 900 escolas particulares em Alagoas, conforme o último Censo Escolar.
Procon
O assessor jurídico do Procon Alagoas, Ubirajara Alves Reis, disse que o órgão está empenhado em evitar abusos cometidos por diversos estabelecimentos de ensino. Ele explica que todo e qualquer reajuste nas mensalidades escolares acima da inflação deve ser feito com uma justificativa e com a anuência dos pais. Os sinais de possíveis excessos, segundo ele, serão investigados.
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
Ele acrescenta que o Procon também está de olho nas exigências dos colégios em relação aos materiais escolares de uso coletivo e não individualizado. A lista completa do que pode ou não ser cobrado como material consta no site do órgão.
Últimas Notícias
Brasil / Mundo
Médico é suspeito de matar a própria mãe de 74 anos
Meio ambiente
Expansão da própolis vermelha: 600 mudas de planta serão distribuídas em AL
Brasil / Mundo
PRF apreende 33 barras de ouro em caminhonete na Amazônia
Polícia
Homem é morto a facadas e suspeito é preso ao tentar fugir em van, no Sertão alagoano
Arapiraca
Black Friday: Movimentação em dia de promoção faz lojas ficarem lotadas em Arapiraca
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração Jomart Atacarejo
TV JÁ É