/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Unidade de Emergência do Agreste recebe novos equipamentos

Por Agência Alagoas 01/12/2016 16h04 - Atualizado em 01/12/2016 19h07
Foto: Davi Salsa
Para melhor atender a população arapiraquense e os moradores de mais de 45 cidades da interior de Alagoas, a Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly (UEDH) está passando uma ampliação, que contará com reforma na sua estrutura física e modernização dos equipamentos. Nesta quinta-feira (1), técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e diretores da UE do Agreste acompanharam a chegada de 20 camas-leito de um total de 30 novas unidades, além de colchões.

A unidade também está recebendo mais dois aparelhos de ultrassonografia, 18 unidades de ar-condicionado, um moderno Raio X portátil, um endoscópio, entre outros materiais de uso hospitalar. O gestor de Equipamentos da Saúde e Patrimônio da Sesau, Ruy Costa Júnior, revelou que foram adquiridos dezenas de novos equipamentos para ampliar e modernizar o atendimento nos hospitais públicos mantidos pelo governo estadual.

Ruy Costa adiantou que um caminhão saiu de São Paulo com destino à cidade de Arapiraca trazendo mais aparelhos e salientou que, até o dia 14 de dezembro, a Unidade de Emergência do Agreste será dotada de novos e modernos equipamentos para o atendimento à população.O coordenador de Planejamento da UE do Agreste, Evânio Silva, declarou que a unidade passa por um processo de reestruturação total em sua estrutura física, e contará com a triplicação dos leitos.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A reforma que o Governo de Alagoas está promovendo, por meio da Sesau, na UE do Agreste, irá triplicar os leitos de enfermaria, atualmente são 40 e passará a contar 120, além de garantir a ampliação da área de UTI, que hoje conta com sete leitos e oferecerá mais 13 unidades, totalizando 20 leitos exclusivos de UTI. Além dos 120 leitos, as obras de triplicação na UE do Agreste estão em fase de conclusão para oferecer outros 10 leitos exclusivamente para atender pacientes vítimas de AVC, descentralizando o serviço do HGE, em Maceió.

A obra está modificando o perfil da Unidade de Emergência do Agreste, que passará a ser um hospital de grande porte para tratar os casos de traumas e doenças correlatas. Ainda na UE do Agreste, o governo já instalou um novo e moderno tomógrafo, que tem capacidade de realizar 50 exames por dia. O equipamento está em fase de testes, incluindo a capacitação dos profissionais para operar a máquina na realização dos exames em pacientes que serão atendidos na unidade.