/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Semana de Estudos Literários é encerrada com atividades, discussões e atrações musicais

Por Redação 02/12/2016 20h08 - Atualizado em 03/12/2016 03h03
Foto: Reprodução
A IV Semana de Estudos Literários (Semali) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) é um evento já consolidado no meio acadêmico e no cenário cultural do Agreste. Em sua 4ª edição, no campus I da Uneal, a participação em massa de estudantes, professores e convidados foi determinante para o sucesso do acontecimento.

A programação do evento teve início na manhã da última quarta-feira (30) e se estende até a noite desta sexta (02). Na programação foi possível desfrutar da apresentação de corais, recitais de poesia, palestras, mesas redondas, apresentações culturais, exposições fotográficas e de pintura sobre tela.

De acordo com a professora Eliane Bezerra, coordenadora do seminário, a Semali nasceu da necessidade de socialização dos trabalhos acadêmicos. É uma alternativa para a formação de profissionais e um estímulo para estudantes na produção de artigos científicos.

Ainda de acordo com Eliane, “a preocupação do evento é esse encontro de pessoas que estudam autores alagoanos, que se preocupam com a formação do professor, em garantir a questão da literatura em sala de aula, o estudo”.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Dentro da parte cultural, o pintor Marcelo Mascaro expôs suas obras e foi convidado a retratar o momento vivido durante as atividades. No quadro, é possível perceber o momento de crise atual em que vive o Brasil, a ocupação da unidade escolar, as questões de sustentabilidade e o trabalho em conjunto com estudantes que participam da ocupação.

A decoração do evento contou com o toque sustentável do Projeto Luartes da artista Lucineide Bispo.


Tela do pintor Marcelo Mascaro retrata momentos do evento (Foto: Júnior Silva/Já é Notícia)

Para o professor Dr. Elder Pinheiro, que leciona a disciplina de literatura brasileira na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Campina Grande, eventos desse tipo são de grande relevância, pois, em “um tempo de muito pragmatismo, a gente se dedicar à leitura, à arte, eu acho que é da maior importância pra educar a sensibilidade, a percepção mais refinada da vida”, disse.

Já para o professor de filosofia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luciano Marra, esse encontro é muito importante, pois remete a um cruzamento de linguagens, como fotografia, letras, filosofia e política.

Após a mesa redonda, com o tema ‘Literatura, um direito universal’, o evento terá o encerramento com uma atração musical, na tenda localizada no pátio da universidade.


Encerramento terá atrações musicais na tenda (Foto: Júnior Silva/Já é Notícia)