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Voo da Chapecoense tinha excesso de peso e plano de voo irregular, dizem autoridades
Nesta segunda-feira, 26, autoridades da Colômbia divulgaram um relatório final sobre a queda do avião da Chapecoense perto da cidade de Medellín, no último dia 29, que matou 71 das 77 pessoas que estavam a bordo. "A aeronave tinha um peso superior ao permitido nos manuais. Eram 500 quilos a mais, mas que não foram determinantes para queda", disse Freddy Augusto Bonilla, secretário de segurança da Aeronáutica Civil da Colômbia.
Segundo relatório, a Aasana (Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea da Bolívia), que aprovou o plano de voo da LaMia, também é culpada pela tragédia. Além disso, o piloto Miguel Quiroga, dono da empresa aérea e que morreu no acidente, tinha consciência de que o combustível não era suficiente. "Eles estavam conscientes da limitação do combustível. Sabiam que não era suficiente. Essa situação de falha total foi reportada apenas dois minutos antes da queda".
Há duas semanas, autoridades da Bolívia culparam o piloto e a LaMia pelo acidente, mas não haviam identificado o excesso de peso no avião, divergindo-se da versão colombiana.
O secretário de segurança da Aeronáutica Civil da Colômbia fez um pronunciamento com a gravação da conversa do piloto da LaMia com a torre de controle de voo do aeroporto de Rionegro antes da queda do avião.
"O avião boliviano ingressa em Medellín neste momento. A aeronoave boliviana está deixando o controle aéreo de Bogotá para o de Medellín e é autorizada a descer 3 mil metros. Até então, a tripulação não informou se havia uma situação de emergência. Essa aeronave conta com um sistema de alerta de baixa quantidade de combustível. Isso significa que se inicia um alarme audível e visual. De acordo com o manual da aeronave, avisa 20 minutos de voo com esse alarme. Esse alarme foi dado dois minutos depois dessa posição", disse o secretário.
Após relatório, as investigações buscam esclarecer a causa da interrupção da gravação antes da queda do avião. "A gravação para um minuto antes da queda e temos de saber o motivo", informa.
Segundo relatório, a Aasana (Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea da Bolívia), que aprovou o plano de voo da LaMia, também é culpada pela tragédia. Além disso, o piloto Miguel Quiroga, dono da empresa aérea e que morreu no acidente, tinha consciência de que o combustível não era suficiente. "Eles estavam conscientes da limitação do combustível. Sabiam que não era suficiente. Essa situação de falha total foi reportada apenas dois minutos antes da queda".
Há duas semanas, autoridades da Bolívia culparam o piloto e a LaMia pelo acidente, mas não haviam identificado o excesso de peso no avião, divergindo-se da versão colombiana.
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"O avião boliviano ingressa em Medellín neste momento. A aeronoave boliviana está deixando o controle aéreo de Bogotá para o de Medellín e é autorizada a descer 3 mil metros. Até então, a tripulação não informou se havia uma situação de emergência. Essa aeronave conta com um sistema de alerta de baixa quantidade de combustível. Isso significa que se inicia um alarme audível e visual. De acordo com o manual da aeronave, avisa 20 minutos de voo com esse alarme. Esse alarme foi dado dois minutos depois dessa posição", disse o secretário.
Após relatório, as investigações buscam esclarecer a causa da interrupção da gravação antes da queda do avião. "A gravação para um minuto antes da queda e temos de saber o motivo", informa.
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