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Escolas registram redução de 39% nos comportamentos problemáticos de alunos
Implantado no início deste ano em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a Prefeitura de Arapiraca e a organização Inteligência Relacional, o Programa Educação Emocional e Social promoveu uma representativa mudança no comportamento dos estudantes da rede municipal de educação. É que todas as 57 escolas participantes do programa registraram uma redução de 39% nos comportamentos problemáticos de seus alunos.
De acordo com uma avaliação realizada pela equipe do programa e baseada na Escala Comportamental Infantil B de Rutter para professores, houve uma redução em diversas atitudes que prejudicavam a convivência, tais como: agressividade destrutiva, ansiedade excessiva, desinteresse acadêmico, hiperatividade, retraimento social, queixas somáticas/ sintomas físicos, e tristeza e depressão.
“A mudança é notável em sala de aula, no dia a dia dos meus alunos. Era um ambiente de animosidades e agora o clima é de fraternidade e gentileza”, disse um dos professores da Escola de Tempo Integral Mário César Pontes, Rogério de Souza.
Todas as estatísticas foram coletadas, categorizadas e analisadas por psicólogos e psicopedagogos da Inteligência Relacional, especialistas em Educação Emocional e Social.
“As atividades dos livros utilizados pela Metodologia, os Grupos de Diálogo e o relaxamento estão fazendo com que os alunos aprendam a regular melhor as emoções e desenvolvam os sentimentos de amor, humildade e empatia”, afirmou a professora da Escola de Ensino Fundamental Clodoaldo Pedro da Silva, Huga Kátia de Oliveira Feijó.
O Programa Educação Emocional foi implantado em 57 escolas municipais de Arapiraca, beneficiando mais de 20 mil alunos em um ano.
De acordo com uma avaliação realizada pela equipe do programa e baseada na Escala Comportamental Infantil B de Rutter para professores, houve uma redução em diversas atitudes que prejudicavam a convivência, tais como: agressividade destrutiva, ansiedade excessiva, desinteresse acadêmico, hiperatividade, retraimento social, queixas somáticas/ sintomas físicos, e tristeza e depressão.
“A mudança é notável em sala de aula, no dia a dia dos meus alunos. Era um ambiente de animosidades e agora o clima é de fraternidade e gentileza”, disse um dos professores da Escola de Tempo Integral Mário César Pontes, Rogério de Souza.
Todas as estatísticas foram coletadas, categorizadas e analisadas por psicólogos e psicopedagogos da Inteligência Relacional, especialistas em Educação Emocional e Social.
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O Programa Educação Emocional foi implantado em 57 escolas municipais de Arapiraca, beneficiando mais de 20 mil alunos em um ano.
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