Ministro do Turismo propõe parceria para abrir museus em estádios brasileiros
O ministro do turismo Marx Beltrão visitou nesta terça-feira (24), o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo del Nero. O ministro esteve na última semana no estádio do Real Madri, Santiago Bernabéu, que atualmente é a atração turística que mais fatura na capital espanhola. Em 2016, foram 16 mi de euros. A cifra é maior que a arrecadada por museus mundialmente conhecidos, como o Prado e Reina Sofia. De lá, Marx Beltrão trouxe a ideia de utilizar os estádios construídos ou reformados para a Copa do Mundo como palco para exposições a respeito da história do futebol brasileiro, seus clubes e conquistas.
"Nós estamos no país do futebol. Por isso, nada mais justo que trabalhar os estádios turisticamente, atraindo visitantes do país e de todo o mundo para conhecer mais a fundo nosso futebol. Acredito que temos um potencial enorme a ser explorado neste campo", afirmou Marx Beltrão. A proposta do Turismo é, por meio de uma parceria com a CBF, governo dos estados e a iniciativa privada, estruturar os estádios não só com museus, mas também com restaurantes e lojas para servir aos turistas.
Após a conversa, Del Nero convidou o ministro do Turismo para conhecer o Museu da Seleção Brasileira, sediado no mesmo local. O Ministro presenteou o presidente da CBF com uma camisa do time do Coruripe, de Alagoas, tricampeão estadual do qual Marx Beltrão é um dos conselheiros fundadores e dele recebeu uma camisa da Seleção Brasileira.