/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Vídeo. Sem polícia, moradores do Espírito Santo sofrem com a violência

Por G1 06/02/2017 13h01 - Atualizado em 06/02/2017 19h07
Foto: Divulgação
O Governo Federal autorizou o uso da Força Nacional de Segurança para enfrentar o aumento da violência no estado, provocado pela greve dos policiais militares. O ministro da Defesa, Raul Jungman, deve viajar nesta segunda para Vitória. Desde a madrugada de sábado (4) foram registrados saques a lojas, incêndio em ônibus e 51 assassinatos.

Imagens mostram os saques pelas cidades. Em Cariacicax, ladrões arrombaram uma porta de aço e saquearam uma loja de departamento. Já em Guarapari, um grupo tentou arrombar a porta da loja, mas fugiu quando ouviu os sons de tiros. Com medo, muitos comerciantes da Grande Vitória não abriram as portas.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo, desde a madrugada de sábado, 51 pessoas assassinadas deram entrada no departamento médico legal da capital. No mês de janeiro inteiro, apenas quatro vítimas de assassinatos passaram pelo departamento. Nesta segunda-feira (6), duas pessoas foram mortas a tiros em frente a um shopping, em Vila Velha.

Os policiais militares não saem às ruas desde sábado. Como a lei proíbe que eles façam greve, os PMs alegam que não podem trabalhar, porque grupos de parentes dos PMs fizeram bloqueios na frente dos batalhões.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O governo do Espírito Santox pediu e a justiça decretou ilegalidade do movimento. A ordem é que os policiais voltem para às ruas imediatamente. Caso contrário, as entidades que representam a PM terão que pagar 100 mil reais de multa por dia. Os PMs querem aumento salarial e melhores condições de trabalho para a corporação. 

Veja o vídeo: