/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Procurador Alfredo Gaspar diz que vai combater censura a jornalistas alagoanos

Por Redação 25/03/2017 14h02 - Atualizado em 25/03/2017 17h05
Foto: Sindjornal
Após decisão publicada esta semana, que determinava a suspensão de qualquer matéria citando o deputado estadual Antônio Albuquerque (PDT), pelo jornalista Davi Soares e o portal Diário do Poder, o procurador geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça enviou uma nota, na manhã deste sábado (25) ao jornalista Davi Soares reafirmando o trabalho do Ministério Publico e informando que irá combater qualquer ato de censura contra jornalistas.

Alfredo Gaspar entende que a repressão e censura contra jornalistas alagoanos não respeita a missão democrática e a liberdade de imprensa. Em mensagem enviada para Davi Soares o procurador afirma que “o Ministério Público é defensor intransigente da liberdade de imprensa, censura não faz parte da regra democrática. A você (Davi Soares) Odilon, Fernando, Ricardo Mota e todos os profissionais da imprensa, desejamos sempre o respeito à liberdade da informação como garantia constitucional. O MP tá pronto para agir”, disse.

Nos próximos dias o MP irá avaliar as decisões em desfavor dos jornalistas alagoanos. O jornalista Davi Soares, alguns portais de notícia e um jornal impresso alagoano foram processados por calúnia, injúria e difamação. As ações partiram do deputado estadual Antônio Albuquerque.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O processo contra Davi Soares e o “Diário do Poder” foi aceito, em parte, pelo juiz da 3ª Vara Criminal da Capital, Carlos Henrique Pita Duarte. O magistrado determinou que matérias citando o nome de Antônio Albuquerque fossem tiradas do ar. Além disso, o magistrado recomendou ao jornalista Davi Soares e o Diário do Poder não escrever, "de qualquer maneira", sobre Antônio Albuquerque.

Sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Alagoas (MP/AL) informou que até a próxima segunda-feira (27) irá divulgar uma nota em solidariedade aos jornalistas vítima de censura.