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Estudantes de Palmeira dos Índios destacam qualidade do ensino integral
“Vi no ensino integral uma oportunidade de ampliar meu conhecimento, de fazer novas descobertas e de ter um ensino mais estruturado. Quem vier para cá não vai se arrepender. Falo por experiência própria, pois já tenho resultados positivos em Língua Portuguesa, Ciências Exatas e Humanas”.
O depoimento da estudante Vitória Soares, que cursa a 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, mostra a aprovação do ensino integral junto aos alunos da instituição. Para eles, a modalidade representa a oportunidade de ter mais aprendizado e de concluir o ensino médio com um curso profissionalizante.
Na unidade de ensino, atualmente 267 alunos estão matriculados no ensino integral, onde aprendem o currículo do ensino médio associado a três cursos técnicos: Marketing, Recursos Humanos e Suporte e Manutenção em Informática. Ao final do ensino médio, eles também terão um conhecimento técnico que será um diferencial quando tiverem que buscar sua inserção no mercado.
“Esta proposta do ensino integral é muito interessante, vale a pena”, afirma a estudante Amanda Daniele Oliveira, aluna da 2ª série. “Aqui temos um ensino de qualidade, estudamos mais e isso ajudará futuramente no Enem”, atesta seu colega Wilker Ramón Torres, também da 2ª série.
Qualidade
A possibilidade de ter um aprendizado mais amplo e diversificado foi o que levou a estudante Giovana Vitória Santos a se matricular no ensino integral da Graciliano Ramos. “Como sou novata, no início, a jornada ampliada foi uma pouco cansativa, mas já me adaptei. Aqui estou aprendendo muitas coisas boas e que serão um diferencial e uma oportunidade no futuro”, prevê a garota, que cursa a 1ª série do ensino médio.
Aluna da 2ª série do ensino médio, Emily Padilha conta que foi matriculada no ensino integral por decisão da mãe, que viu na modalidade uma oportunidade da filha ter um currículo mais enriquecido. “No decorrer do tempo, vi que foi a escolha certa. Aqui temos professores muito aplicados e que exigem o melhor de nós”, garante Emily.
A coordenadora pedagógica da escola, Reneide Barros, conta que o sistema de jornada ampliada do ensino integral – onde os alunos chegam de manhã e saem no final da tarde – propicia avanços na aprendizagem dos alunos.
“No ano passado, fizemos uma pesquisa e percebemos que muitos estudantes apresentavam dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática. A partir daí, desenvolvemos laboratórios de aprendizagem nestas duas disciplinas com os alunos do ensino integral e notamos que tiveram uma evolução significativa, tanto que, praticamente, não tivemos reprovação”, relata.
O depoimento da estudante Vitória Soares, que cursa a 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, mostra a aprovação do ensino integral junto aos alunos da instituição. Para eles, a modalidade representa a oportunidade de ter mais aprendizado e de concluir o ensino médio com um curso profissionalizante.
Na unidade de ensino, atualmente 267 alunos estão matriculados no ensino integral, onde aprendem o currículo do ensino médio associado a três cursos técnicos: Marketing, Recursos Humanos e Suporte e Manutenção em Informática. Ao final do ensino médio, eles também terão um conhecimento técnico que será um diferencial quando tiverem que buscar sua inserção no mercado.
“Esta proposta do ensino integral é muito interessante, vale a pena”, afirma a estudante Amanda Daniele Oliveira, aluna da 2ª série. “Aqui temos um ensino de qualidade, estudamos mais e isso ajudará futuramente no Enem”, atesta seu colega Wilker Ramón Torres, também da 2ª série.
Qualidade
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Aluna da 2ª série do ensino médio, Emily Padilha conta que foi matriculada no ensino integral por decisão da mãe, que viu na modalidade uma oportunidade da filha ter um currículo mais enriquecido. “No decorrer do tempo, vi que foi a escolha certa. Aqui temos professores muito aplicados e que exigem o melhor de nós”, garante Emily.
A coordenadora pedagógica da escola, Reneide Barros, conta que o sistema de jornada ampliada do ensino integral – onde os alunos chegam de manhã e saem no final da tarde – propicia avanços na aprendizagem dos alunos.
“No ano passado, fizemos uma pesquisa e percebemos que muitos estudantes apresentavam dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática. A partir daí, desenvolvemos laboratórios de aprendizagem nestas duas disciplinas com os alunos do ensino integral e notamos que tiveram uma evolução significativa, tanto que, praticamente, não tivemos reprovação”, relata.
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