/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

'Uber' dos helicópteros inicia operação em SP

Por Valor Econômico 10/04/2017 09h09 - Atualizado em 10/04/2017 12h12
Foto: Divulgação/ Ilustração
A A3, empresa de tecnologia controlada pela Airbus com sede no Vale do Silício, Califórnia, escolheu o Brasil para lançar um serviço de chamadas de voos de helicópteros. "São Paulo é a cidade com maior tráfego de helicópteros do mundo e onde a demanda por esse serviço tem maior apelo", disse Uma Subramanian, presidente da Voom, companhia criada pelA3 para tocar a operação, que foi iniciada na sexta-feira.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), há cerca de 2 mil helicópteros registrados no Brasil. São Paulo, que tem mais de 400 helipontos na região metropolitana, concentra 700 dessas aeronaves, sendo a região em que esse meio de transporte é mais usado no país, registrando mais de 5 mil voos por ano.

A Voom vai integrar a frota de helicópteros das empresas Helimarte, Air Jet e UniAir, que somam mais de cem unidades. Os aparelhos estarão disponíveis em um aplicativo, que vai encontrar demanda e oferta, com um sistema semelhante ao usado por serviços de transporte como Uber e Cabify.

Os preços do serviços da Voom partem de R$ 500, disse Uma. Ela afirmou que o valor pode cair quando a demanda crescer e o negócio ganhar escala. Dependendo do modelo do helicóptero, até cinco pessoas podem ser transportadas em cada voo.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O serviço estará disponível nas localidades mais procuradas por executivos e pessoas de negócios em São Paulo, como as regiões das avenidas Paulista e Faria Lima, centro e os aeroportos de Congonhas, Campo de Marte e Guarulhos.

"Nós já provamos que o mercado para viagens aéreas on demand é real e necessário", afirmou Uma, que também é diretora de novos projetos da A3. A executiva lembrou que a Voom fez um teste piloto em São Paulo, em outubro de 2016, em parceria com o Uber, quando atendeu reservas durante 30 dias.

Após São Paulo, o plano da Voom é levar o serviço a outras cidades, como Cidade do México, Jacarta, Los Angeles e outros centros metropolitanos de grande população e trânsito denso.

Após São Paulo, o plano da Voom é levar o serviço a outras cidades, como Cidade do México, Jacarta, Los Angeles e outros centros metropolitanos de grande população e trânsito denso.