/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Cidades alagoanas sofrem com as fortes chuvas, centenas de famílias estão desabrigadas

27/05/2017 10h10 - Atualizado em 27/05/2017 13h01
Foto: Aldo Cezar/ Divulgação redes sociais
Moradores de várias cidades alagoanas estão desabrigados e em situação de risco devido as fortes chuvas no Estado. Segundo informações repassadas para o Portal Já É Notícia, as cidades de Marechal Deodoro, Maceió, Capela, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Cajueiro e Viçosa estão em estado de alerta com riscos iminentes e casos confirmados de enchente e deslizamento de terra.

As Prefeituras destas cidades já montaram equipes de força tarefa para ajudar as famílias que moram em áreas de risco e estão monitorando a situação dos rios. O Instituto Nacional de Meteorologia já emitiu ‘Alerta Laranja’ para o acumulado de chuvas nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

A Defesa Civil de Alagoas monitora as bacias dos rios Mundaú e Paraíba. O grande volume de água isolou moradores de Atalaia, e desalojou famílias de Marechal Deodoro, que também decretou situação de emergência.

Na tarde de ontem, o governador Renan Filho (PMDB) conversou com a imprensa após retornar de Quebrangulo “Graças a Deus está chovendo em Alagoas, sobretudo onde mais se precisa: no Agreste, no Sertão, mas também chove em algumas áreas que nos trazem dificuldades e preocupação, como aqui na capital, principalmente para quem mora nas grotas. Está chovendo também na Zona da Mata com muita intensidade e na região Norte com rios a alguns metros acima do nível normal. Todos nós estamos em alerta, principalmente o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil”, informou Renan Filho.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A atualização de informações enviadas na manhã deste sábado, pelo monitoramento que da Sala de Alerta / SEMARH/AL, destaca elevação significativa dos níveis dos rios Paraíba e Mundaú. Em Quebrangulo o rio está com 260cm de elevação, Viçosa 265cm, com água já invadindo ruas, Paulo Jacinto está com elevação de 330cm, Cajueiro com elevação de 288 cm e Atalaia uma elevação de 342 cm. Segundo o comunicado, no Rio Paraíba a tendência é que o nível aumente ainda em pelo menos 50cm.

O Rio Camaragibe Mirim em Joaquim Gomes subiu até o momento 3,80m e pode replicar efeito de inundação no município de Matriz de Camaragibe. A sala de alerta também emitiu comunicado com a previsão de pancadas fortes de chuva em grandes volumes para este sábado, expectativa é que o nível das chuvas diminua amanhã.