/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Judiciário participa da 'Ação Global' com serviços gratuitos à população

Por Dicom TJ/AL 27/05/2017 15h03 - Atualizado em 27/05/2017 18h06
Foto: Itawi Albuquerque/Dicom TJ
Nem a forte chuva que caiu em Maceió neste sábado (27) atrapalhou os planos de Gibson e Silvania, que foram até o Sesi/Senai, no Benedito Bentes, para se casar. Juntos há 15 anos e com dois filhos, o casal vai oficializar a união no casamento coletivo organizado pelo Poder Judiciário de Alagoas.

"A gente viu essa oportunidade e resolveu aproveitar", disse Gibson, de 36 anos. Para Silvania, de 27 anos, o momento é de muita felicidade. "Agora com o casamento não falta mais nada. A nossa união está completa".

A cerimônia está prevista para ocorrer às 17h e deve contemplar 150 casais. Pela manhã, os pretendentes levaram a papelada necessária para a habilitação. O casamento coletivo é apenas um dos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário na "Ação Global", parceria da Rede Globo com o Serviço Social da Indústria, que ocorre em 26 cidades e no Distrito Federal.

Quem se dirige ao local também pode tirar documentos, como RG e CPF, e resolver ações cíveis de menor complexidade, como divórcio consensual, retificação do registro de casamento, suprimento de óbito, entre outras. "O objetivo é levar cidadania para a população na forma de obtenção de um documento ou na resolução de um processo mais simples", afirmou o juiz André Gêda, coordenador do programa Justiça Itinerante.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Além das atividades da Justiça, a população do Benedito Bentes e das proximidades conta com serviços de saúde e de beleza. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas participem da "Ação Global".

Para a coordenadora do evento, Ana Paula Fonseca, a parceria com o Judiciário tem sido fundamental para o sucesso do mutirão. "Esse apoio já tem mais de dez anos. Hoje, os serviços mais procurados são, justamente, os ofertados pela Justiça".

Juízes participantes

O trabalho da Justiça Itinerante conta, neste sábado, com apoio dos magistrados André Gêda, José Miranda Santos Júnior, Nelson Fernando de Medeiros, Jairo Xavier e Helestron da Costa. Também participam do mutirão cinco dos doze juízes recém-empossados pelo Tribunal de Justiça de Alagoas: Bruno Araújo Massoud, Ewerton Luiz Chaves Carminati, Renata Malafaia Vianna, Marcella Waleska Costa Pontes e Filipe Ferreira Munguba.

"Essa é uma excelente forma de aprendizado. Temos a oportunidade de conhecer a ação do Tribunal e de ter um contato com as audiências", afirmou o magistrado Bruno Massoud.