/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

HU está com gestantes em macas e cadeiras nos corredores da unidade

Por G1 Alagoas 03/08/2017 08h08 - Atualizado em 03/08/2017 11h11
Gestantes estão abrigadas nos corredores do HU. - Foto: Arquivo Pessoal
Com capacidade para 15 gestantes, o setor de pré-parto do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPPA) está com o mais que o dobro de pacientes, que estão abrigadas em macas e cadeiras espalhadas pelos corredores da unidade.

De acordo com funcionários, o hospital está com 37 gestantes. Sem estrutura adequada, as pacientes também foram abrigadas em macas espalhadas pelos corredores da unidade de saúde. O Hospital Universitário está com o sexto andar, onde funciona a maternidade, interditado devido à queda de parte do forro do local.

À reportagem da TV Gazeta a superintendência do Hospital Universitário disse que 12 enfermarias que passaram por reforma deveriam ter sido entregues na segunda-feira (31), mas que não foram por causa do forte cheiro de tinta. Mas serão entregues hoje ao meio dia e o problema da superlotação será resolvido.

Por causa da reforma no HU, que chegou a ter o atendimento suspenso no último dia 21, depois que parte do forro de gesso caiu em uma sala da unidade, algumas gestantes foram encaminhadas para o Hospital do Açúcar, que fez um acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e disponibilizou 28 leitos para as gestantes de baixo risco.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Na semana passada, a Defensoria Pública do Estado fez uma vistoria na Maternidade Santa Mônica e constatou a superlotação na unidade. O defensor público Fabrício Leão Souto, representante do Núcleo de Direitos Coletivos da Defensoria, e disse que haviam 16 leitos disponíveis no Hospital do Açúcar e recomendou a transferência das gestantes.