/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

'Neymarmania': craque é recebido como rei e vira febre instantânea em Paris

Por Globo Esporte 06/08/2017 10h10 - Atualizado em 06/08/2017 13h01
Foto: AFP
As primeiras 48 horas de Neymar em Paris são suficientes para uma constatação: o craque já se tornou uma febre na capital francesa. Foi assim, sem fazer esforço, em um piscar de olhos. Só se fala no novo camisa 10 do PSG. É o assunto da imprensa, dos torcedores, do povo.

O clube desembolsou a quantia recorde de 222 milhões de euros (R$ 820 milhões, na cotação atual) para tirar Neymar do Barcelona. Mais do que o dobro em relação a até então mais cara transferência da história - a de Pogba da Juventus para o Manchester United, por 105 milhões de euros, um ano atrás. Mas o rápido retorno de marketing deixa o Paris seguro de que a contratação do brasileiro vai muito além das quatro linhas do campo.

A maior demonstração disso ocorreu na noite desse sábado. A Torre Eiffel, mais famoso ponto turístico de Paris, ganhou as cores do PSG e deu as boas-vindas a Neymar em um arranjo custeado pelo clube. Foi a primeira vez que colocaram o nome de uma pessoa na torre, a prova de que o atacante está sendo recebido na cidade como um verdadeiro rei. Ou melhor, como um príncipe. O príncipe do Parc des Princes.

- Para prefeito de Paris vote 10: Neymar Jr! - brincou um dos amigos que o atacante levou à Cidade Luz, João Celso Moraes, nas redes sociais.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Também impressionou a festa que os torcedores do PSG fizeram na chegada de Neymar. No dia da apresentação à imprensa, sexta-feira, eles se reuniram do lado de fora do estádio, cantando músicas em apoio ao brasileiro e ao clube. No sábado, encheram o Parc des Princes para ver o novo ídolo de perto. O camisa 10 não estreou por ainda não estar regularizado, mas foi o centro das atenções até mesmo na hora da partida, à qual assistiu de camarote. Houve uma grande festa para ele dentro de campo antes do jogo, e em seguida o PSG venceu o Amiens por 2 a 0, pela primeira rodada do Campeonato Francês.



 
Nas arquibancadas, Neymar ganhou até uma versão de "Aquerela do Brasil". O carinho do público o deixou emocionado.
- Inexplicável. A sensação que tive agora foi de arrepio a todo momento. Já imaginando conquistas e vitórias aqui. O carinho que recebi foi surreal. Estou muito contente, e agora estou com gana de poder jogar e fazer essa torcida muito feliz - disse ao repórter Tino Marcos após ser apresentado à torcida no gramado do estádio.

Em suas lojas, o PSG também sentiu o gosto do que vem pela frente. No primeiro dia de Neymar, os fãs esgotaram as 10 mil camisas do astro que foram colocadas à venda nas duas tendas oficiais do clube - uma ao lado do estádio, a outra na famosa Avenida Champs-Élysées. E tudo isso em um curto espaço de apenas seis horas. Novas remessas foram disponibilizadas no sábado, e elas quase foram esgotadas outra vez.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
- Para nós é uma coisa de outro mundo ter Neymar. Nunca imaginei que seria possível contratá-lo. Ele é um dos melhores do mundo, tem tudo para ser o melhor do mundo jogando aqui. Em nome da torcida do PSG, gostaria de agradecer ao Neymar por ter aceitado vir para cá. Tenho certeza de que ganharemos a Champions com ele - disse um entusiasmado torcedor na fila para comprar uma camisa do novo ídolo.

A camisa 10 de Neymar, assim como as de todos os outros jogadores, é vendida a 100 euros cada (o equivalente a cerca de R$ 370) - há uma outra versão mais cara (160 euros), que é a utilizada pelos atletas nas partidas. Então, só no primeiro dia de Neymar, o PSG faturou pelo menos 1 milhão de euros só em camisas dele (R$ 3,7 milhões).

A estreia pelo novo clube deve ocorrer no próximo domingo, em Guimgamp, contra a equipe local que leva o mesmo nome. A partida está marcada para as 16h (de Brasília).

O craque, que diz ser movido a desafios, tem a missão de levar o Paris Saint-Germain a seu primeiro título de Liga dos Campeões e ao status de clube gigante da Europa. Futebol ele tem para isso. Capacidade publicitária para elevar a marca, também. A temporada promete.